No mês de abril é comemorado não só o aniversário de Brasília, mas também outras datas de muita relevância para o Brasil.

O Brasil é descoberto

No dia 22 de Abril o Brasil completou 514 anos. No ano de 1.500, quando Portugal e Espanha buscavam por novas rotas, 13 caravelas comandadas pelo fidalgo português Pedro Álvares Cabral, avistaram terra na região do monte Pascoal. Na verdade, os portugueses acreditavam que tudo era apenas um grande monte, até que Cabral suspeitou que existisse uma faixa de terra, também chamando o local de ilha de Vera Cruz. Após outras expedições portuguesas na região, foi descoberto que não se tratava de uma ilha, mas sim de uma enorme área continental, fazendo com que novamente o nome fosse alterado para Terra de Santa Cruz. Após a descoberta do pau-brasil, em 1511, a região ficou conhecida pelo nome Brasil.

A Capital Brasília

A Capital Federal completou no dia 21 de abril 54 anos de muitas histórias. Brasília também é conhecida pelos nomes de “Capital da Esperança” e
“Cidade Profética”. Em 1883, João Bosco teve a visão dada por Deus sobre a capital que foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira muitos anos depois. A visão de Dom Bosco fora, de fato, uma antecipação, uma advertência profética sobre o que iria ocorrer no Planalto Central a partir de 1956. A cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A capital recebe em média um milhão de visitantes por ano. Projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, Brasília será um dos palcos da copa do mundo de 2014, tendo um dos estádios mais modernos do mundo a sua disposição.

As comemorações de 21 de Abril

Outra data que se comemora em abril e coincidentemente no dia 21, é do grande mártir da independência, herói e líder da Inconfidência Mineira: Tiradentes!

Tiradentes exerceu diversas atividades dentre elas o de minerador, tropeiro e membro do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais. Lutou pela independência do país no período em que sofria o domínio e exploração dos portugueses. O movimento da Inconfidência Mineira liderada por Tiradentes pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal. Com poucas influências econômicas e políticas, Tiradentes foi condenado à forca e esquartejamento e foi executado no dia 21 de abril de 1792.

Outro nome que lembra a luta do povo brasileiro pela liberdade e democracia é Tancredo Neves. Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente, em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse. Seria o primeiro civil a subir ao poder após 19 anos de regime militar. Morreu dia 21 de abril de 1985 tendo como causa diverticulite.