A Bíblia Sagrada nos revela no evangelho de São Lucas, a partir do versículo 27 do capítulo 2, uma palavra impressionante e, às vezes, até mesmo difícil de entender, nos mostrando que não havia lugar para hospedar e receber Jesus que estava nascendo.

Queridos irmãos e irmãs,

O Filho de Deus que foi profetizado desde o início da Bíblia que haveria de vir, o Senhor dos senhores e Rei dos reis; aquele que estava junto do Pai na criação do mundo e ajudou a fazer o céu e a terra, as montanhas, rios e mares, os peixes, as aves e os animais…

Aquele que estava presente na hora em que Deus fez o primeiro homem e colocou no Jardim do Éden para administrar na beleza da santidade, porque não havia pecado.

Aquele que viu quando veio o pecado e, também, ouviu do Pai a promessa de que Ele, o Filho de Deus, haveria de nascer, como Filho do homem, para trazer a bênção do resgate; porque não havia outro que pudesse garantir a salvação da humanidade; porque toda humanidade, a partir do erro de Adão e Eva, foi contaminada pelo pecado.

Jesus, que não tinha pecado em seu DNA, era puro e santo, haveria de nascer como o filho da promessa de Deus, lá em Belém da Judéia.

Quando chegou a hora, não houve lugar num hotel, numa hospedaria ou numa casa, por mais humilde que fosse… Era tempo de recenseamento, era tempo de festa, a cidade estava cheia… Não havia lugar para receber o Filho de Deus.

José, pai adotivo, e Maria, a mãe simples, não sabiam o que fazer; mas eis que surge um lugar; com olhar de desprezo, alguém apontava para uma estrebaria. O casal, não tendo alternativa, se abrigou naquele local rústico, juntamente com os animais… Foi ali, que o Filho de Deus, o Salvador da humanidade, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, nasceu.

Jesus nasceu para trazer a esperança para a humanidade, que é a salvação; a esperança do perdão, que é a salvação; mesmo não havendo lugar digno, Jesus nasceu!

Estamos, também, vivendo agora um tempo de festa, onde muitos se alegram e não sabem nem por que; participam do aniversário, mas não conhecem o aniversariante; presenteiam aqueles que lhe são caros e desconhecem o maior de todos os presentes que a humanidade já recebeu.

Você que está lendo essa palavra, comemore sempre o natal, se alegre, presenteie; mas, por favor, dê lugar para que, ainda hoje, Jesus possa encontrar lugar na sua casa, na sua vida e, sobretudo, em seu coração!

Apóstolo Doriel de Oliveira, servo do Senhor Jesus