O que é o Trilho Salvo Vencedor

Nos últimos tempos temos ouvido um novo termo em nosso meio: “Trilho do Salvo Vencedor”. Conversamos com o missionário A. C. Palaroni sobre o assunto e extraímos alguns pontos sobre esta visão.

A igreja tem feito o seu papel de evangelizar, pregando a salvação, cura e libertação. As vidas chegam à igreja com seus problemas e são tratadas, participam dos cultos de ensino e das escolas bíblicas dominical, “A pessoa é bem alimentada, mas todo ser humano que come demais engorda, e, combinado com o sedentarismo vai ter algum problema de saúde”, diz o missionário Palaroni. “Por isso há pessoas na igreja que participam da escola bíblica dominical, dos cultos de ensino de doutrina, mas são pessoas que mais tarde costumam ficar doentes, espiritualmente”, completa.

O missionário Palaroni ainda traz uma reflexão sobre os problemas atuais da igreja. “A igreja alimenta, ministra a palavra, o ensinamento abrange diversas áreas da vida, mas pessoas continuam apáticas à vida Cristã. Depois de um tempo na igreja questionam: pra onde eu vou? O que a igreja tem pra mim? A frustração dos pastores é grande, pois cuidou dessa vida, orou quando enfermo, com problema financeiro e tantas outras coisas”.

A Bíblia não para na salvação, a salvação é o começo. “Porque eu entendo que quando alguém é salvo por Jesus, o Senhor tem um propósito com essa pessoa dentro do seu reino. A igreja é o corpo de Cristo, O nosso propósito no Trilho Do Salvo Vencedor é de levar a pessoa a ter um conhecimento profundo da salvação e que como membro do corpo de Cristo ela tem uma função nesse corpo. O nosso desafio é levar as pessoas a entenderem que os salvos têm um ministério, evangelista, vai ser alguém que cuide de outra pessoa na consolidação para firmar a fé de alguém, líder de um pequeno grupo celular. Nós chamamos de Salvo Vencedor aquele que entende que Jesus é o Senhor de sua vida, aquele que desenvolve os dons e habilidades que o Espírito Santo deu a ele para servir a igreja na edificação do corpo de Cristo. Nós não acreditamos numa igreja que fica sentada no banco, ouve um sermão e volta pra casa. Não é só pastor ou missionário que tem ministério, mas a responsabilidade é dos pastores levarem essas pessoas a descobrir o ministério que elas têm”.

A Bíblia diz que o que vencer receberá galardão. “Vencedor é aquele que vai ser coroado na glória, porém será coroado não porque fugiu do pecado ou se santificou, mas receberá o galardão pelas obras, por aquilo que fez aqui (I Cor. 3: 14). Cristo nos chamou: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, essa é uma ordem pra igreja, não para um grupo de pessoas, e Jesus disse: “E todos que crerem no que você pregarem, também vão curar enfermos como vocês, também vão expulsar demônios como vocês”. Esse é resumo do Trilho do Salvo Vencedor.

No Trilho do Salvo Vencedor temos algumas estações:

  1. Quando alguém se decide por Jesus nós ministramos de forma pessoal, através de um livreto chamado: “Meus Primeiros Passos com Jesus”, ensinando a pessoa a caminhar com Jesus, em seguida vamos caminhar para a estação seguinte;
  1. Encontro com o amor de Deus é um encontro de arrependimento e libertação. Ocorre em um final de semana e as pessoas são levadas a uma reflexão e conscientizadas que grande parte dos problemas da vida delas é causada pelo pecado. E quando nos arrependemos do pecado a graça de Cristo vem sobre a nossa vida, somos libertos de toda opressão maligna;
  1. A estação seguinte que é o Curso de Crescimento Espiritual – CCE, ministrado durante quatro meses a um novo salvo. São ensinos básicos da Bíblia como a volta de Jesus, fé, salvação e comunhão. Ensinamos as pessoas a terem um momento devocional diário com Deus. Aprendem que tem o livre acesso a Deus, que Deus ouve a oração, que ao ler a Bíblia Deus tem uma palavra de edificação ou revelação para ele;
  2. A próxima estação é o Encontro de Princípios Bíblicos, são tratadas as situações enfrentadas no seu dia a dia. Ensinamos o princípio da comunhão, do amor, da fé, do servir, da honra, da fidelidade, e que essa questão depende da pessoa. Ela é quem decide, por exemplo, ter comunhão com alguém. O princípio bíblico diz que devemos ter comunhão com todos. Esses princípios bíblicos fazem parte do dia a dia do cristão, que tem que ser exercitado com a família, no trabalho, na igreja, seja onde for, utilizará esses princípios;
  1. Em seguida tem o Curso de Treinamento de Discípulos – CTD, também com duração de quatro meses. Nessa etapa mostramos que ele é um salvo vencedor. Porque todo salvo é um sacerdote real, todo salvo tem talentos. Jesus contou a parábola dos talentos, cinco, dois e um talento (Mat. 25: 14 – 30). No CTD mostramos que como salvo vencedor, a pessoa tem que dar testemunho de vida para outras pessoas. Oferecemos noções de como compartilhar o testemunho dele e como acompanhar um novo salvo. Ele pode estar a seis meses na igreja, mas tem condições de ajudar um novo salvo a firmar os passos, ser um líder de célula, liderar um grupo e etc. porque já é membro do corpo de Cristo.
  1. Em seguida, vamos para o reencontro que trata da alma do ser humano, já que os maiores impedimentos estão na alma. Provérbios 23: 7 diz: “assim como o homem pensa, ele é”. Tem muitas pessoas que trazem tristezas e/ou agústias desde a infância, adolescência, juventude que pode ser o medo, a auto-estima baixa, auto-imagem depreciativa dentre outros. Trabalhamos nessa área para mostrar ao salvo como Deus o vê, pois quando o salvo passa a se ver como Deus o vê, nós o chamamos de Salvo Vencedor. Porque agora ele vai viver como Deus deseja que ele viva. Então terminou a aceitação, aqueles irmãos que descobriram o talento, que talvez seja para liderar um pequeno grupo celular, serão instruídos pelos seus discipuladores e pastores a começar o seu grupo, outros a evangelizar a trazer pessoas a convidar pessoas pra célula, outras para ser o consolidador ajudar a firmar a fé das pessoas que estão chegando e assim por diante.
  1. A estação seguinte é o Curso de Multiplicação de Discípulos – CMD, nessa etapa instruímos esse salvo a não cuidar apenas de ovelhas, mas cuidar de líderes. A responsabilidade aumenta, ele vai ser líder de líderes.
  1. Quando acabamos essa etapa temos o último encontro que chamamos de encontro de santidade, onde tratamos veementemente a questão do caráter. Porque agora ele vai ser modelo, exemplo para os líderes que estão sendo formados, que está sob a liderança dele.

Este é O Trilho do Salvo Vencedor, com duração aproximada de doze meses, que leva o salvo ao crescimento espiritual e a descoberta de qual função ele tem dentro do corpo de Cristo, a igreja.

Entrevista dada a Revista Mensagem em Julho de 2014