No sábado (27 de julho) pela manhã e à noite o Dr. Myles Munroe falou sobre a necessidade de se criar sucessores para o ministério. Numa palavra sobre a unidade que tem que existir, Munroe disse: “Esse ministério é mais poderoso que qualquer governo”. Todos foram impactados pelo poder Deus, principalmente no período da noite onde Deus derramou uma unção especial sobre a vida do Dr. Munroe, aliado à do Pastor Gidalti Alencar que era seu interprete e estava igualmente ungido para poder traduzir o que este homem de Deus tinha a dizer para igreja.

Myles Munroe iniciou sua palavra dizendo: “A comemoração dos cinquenta anos não é uma celebração ao passado, mas uma glorificação pela visão que Deus tem dado durante todos esses anos”.  Em seguida pediu que todos escrevessem alguns tópicos que sobre os quais falaria naquela noite e que o tema da sua mensagem seria: “LIDERANDO A LIDERANÇA PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO.”

Após essa introdução ele disparou: “Se aquilo que você faz acabar quando você morrer, você é um fracasso. Se aquilo que você construiu, morrer quando você morrer, você é um fracasso. O sucesso está em transferir o sucesso à próxima geração. Este ministério está passando por transição”.

Na sequência falou da renovação que precisamos buscar até mesmo nas ideias e que essas estejam alinhadas com a igreja e com Cristo. E disse: “Você tem que desenvolver a mente de Jesus, falo isso aos líderes. No evangelho de São João 5: 20 Jesus deixou a palavra importantíssima aos líderes. Você líder, quer que seus seguidores façam tudo o que você faz? Então transfira conhecimento, sabedoria, entendimento. Você (líder) tem que treinar outros para fazer obras maiores”.

Em um momento profético o Dr. Munroe disse: “prepara o espaço para a próxima geração. A próxima geração fará obras maiores, mas você tem que ir embora. Quando você segura posição, você segura obras maiores. Jesus falou em São João 16: 7 que teria que partir, abrir espaço, deixar a nova geração assumir. O maior ato de liderança é mentorear a próxima geração. Jesus construiu pessoas. Essa igreja vai comemorar mais cinquenta anos se você construir pessoas e essa visão é maior que o Apóstolo Doriel. Um líder nunca tem medo de produzir alguém melhor que ele próprio, sua grandeza está na grandeza dos seus liderados. Verdadeiros líderes não se focam em preservação própria, focam na próxima geração. Não protegem sua posição, mas dão aos liderados. O verdadeiro líder se faz desnecessário porque produz líderes melhores. A igreja precisa de líderes que se preocupem mais com a próxima geração do que com a próxima posição. Precisamos de líderes mais interessados em pessoas do que opções pessoais. O líder é motivado por pessoas não por ambição. O maior fracasso de uma liderança, é uma sucessão sem sucesso”.

Em outro momento profético ele disse: “Nos próximos 12 meses haverá mudança (colheita, transformação) nesse ministério”.

E continuou: “Uma fase foi dada ao apóstolo, a verdadeira liderança nunca é dada a uma geração, uma liderança que serve apenas uma geração o seu destino é o fracasso, essa visão tem que continuar e essa visão é para os filhos dos seus filhos. Esse prédio será muito pequeno, porque os jovens farão obras maiores. Você tem um ano pra corrigir isso, cinquenta significa transferência, significa dar além para próxima geração. Quando Jesus escolheu seus discípulos ele começou a mentoreá-los. Se a tua visão morre contigo você fracassou. Liderança é como uma corrida de bastão, de revezamento, não é uma pessoa só que ganha, na liderança o sucesso não está em você, mas no transferir. O trabalho do líder é temporário, ele tem que treinar alguém. Não morra com o bastão na sua mão, a próxima geração está esperando e pronta. Jesus tinha 30 anos quando começou seu ministério e Ele mudou o mundo”.

Em outro momento profético: “Os próximos 10 anos vão transformar essa igreja numa das maiores igrejas do mundo, ela vai crescer 100 vezes mais”.

E continuou: “Treine a próxima geração, você tem que ter o crédito pelo sucesso dele, pois o sucesso do líder não é produzir seguidores, mas produzir líderes. Saiba que a verdadeira liderança é medida pela dependência cada vez menor dos seus seguidores, a liderança não é medida por aquilo que acontece na tua presença, mas sim por aquilo que acontece na sua ausência. A medida verdadeira de um líder é a sua habilidade de partir e você ver o seu sucesso quando teus seguidores começam a treinar outros líderes e outros se tornarem líderes. Alegram-se quando seguidores se tornam maiores. Jesus deu a seus discípulos autoridade (missão dos setenta), e, quando deram testemunho, a Bíblia diz que Jesus se regozijou (pulava de alegria, vibrava). Os líderes se alegram quando os seguidores se tornam grandes”.

Ao final de sua pregação Dr. Munroe, chamou especificamente o Missionário Jair de Oliveira e Missionário Jeremias Figueiredo e deu-lhes uma palavra profética. Em seguida chamou o Apóstolo Doriel e disse: “Esse homem não teve vida particular, foi atacado, deu 50 anos de sua vida. E referindo-se a igreja indagou: “vocês amam o apóstolo Doriel? Protejam o que ele construiu! Defendam o que ele construiu! Defendam o que ele vai construir! “Nesse momento a liderança do Brasil foi em direção ao apóstolo para abraçá-lo de maneira comovente e sobrenatural.

O Dr. Munroe apresentou nesse momento o projeto que o Apóstolo havia o esboçado, de uma arena a ser construída ao lado da Catedral da Bênção em Brasília. Para que milhares venham aqui o ano que vem celebrar ao Senhor. E disse: “Se vocês o amam vocês vão ajudá-lo a construir o que ele ama, a arena é pra a próxima geração, que fará obras maiores”.

Nós da Revista Mensagem tentamos sintetizar o que foi falado naquela noite memorável, mas você poderá acessar o vídeo e assistir como foi aquela noite.