BATISMO DE AMOR

Invasão Do Amor De Deus – Treinamento

Invasao do amor -Treinamento 1

TEXTO: Porque eu mesmo desejaria ser amaldiçoado, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas segundo a carne. –  Rm 9.3.

INTRODUÇÃO

Quando duas famílias foram chamadas à frente. O pastor pensou que seria um testemunho, pois uma das famílias estava alegre, e, também, seria um momento de pedir orações, pois a outra estava triste. Mas para a supresa do pastor missionário, era o momento onde as famílias repassavam a surrada e usada Bíblia para a outra família, pois só havia uma única Bíblia para todos os crentes daquela igreja clandestina.Um pastor que foi levado a china como missionário. Descobriu uma igreja clandestina (underground), que se reunia no meio do mato. Certa vez foi convidado a conhecer um culto destes cristãos. Depois de andar quase duas horas para chegar ao local, presenciou a maior explosão de amor a Cristo vivido por estes cristão. Atmosfera criada pelo louvor e oração dos irmãos foi seu primeiro impacto. Também teve a honra de presenciar o ”momento da Bíblia”. “O que isso?”- pensou o pastor quando foi anunciado este momento.

A família que estava triste, se esforçou para ler em uma semana o máximo que pudesse das Escrituras, eles pararam tudo, trabalho, escola; quando uns comiam, o filho lia para eles, quando um precisava ir ao banheiro se lia mais alto ainda para que se não perdesse nada da leitura. Estavam tristes, pois sabiam que dentro do rodízio, só dali a um ano a Bíblia estaria de volta ao seu lar. Em contra partida a família feliz, agora poderia ficar uma semana com as Sagradas Escrituras.

O pastor ficou sete dias (enojado, culpado, transtornado, irritado, envergonhado) – esses sentimentos ruins o levaram ao seu projeto de vida. Ele disse:

“Cracolândia, ribeirinho, sertão, nada senti! Fui batizado com amor pela Igreja Perseguida. Não me importo pelo que você foi batizado, importante é que tenha esse batismo de amor: Amor por uma causa que ela passa ser sua.”

Pr Mario Freitas – missionario na China

Chamado é permanecer Nele, com consistência e executá-lo com contundência.

1 – MATURIDADE

Nem todos amarão com a mesma intensidade que você ama. Graças a Deus que Deus batizou alguns com amor por :

    • Educação cristã infantil.
    • Salvação de Prostitutas
    • Salvação de transsexuais
    • Ribeirinhos
    • Drogados
    • Por cura fisica
    • Por crianças, por velhinhos , amados veteranos da 3ª idade
    • Por trabalho Evangelístico/Social: comida, sopa, roupa, poço artesiano no nordeste, construir casa na Africa.
    • Para arrecadação, investimento para o reino

A Igreja é formada por um maravilhoso mosaico de cores vocacionais. Não importa qual será seu chamado, importa demais que você tenha um. Importa que você ache uma causa para viver e morrer. Nome disto é:  BATISMO DE AMOR!

Sem isso você não está vivendo o evangelho por completo/integral! Pouco importa a área e atuação que se torne sua razão de ser. Sentir-se responsável pelo acontecimento de algo. Saiba que quando você sente indignação por algo que não está acontecendo isso é um prenuncio de ser chamado.

Não vamos aqui teologizar , pregando um 3º Batismo –  Agua – Fogo – Amor. Não! Apenas queremos te informar;  sem essa imersão no amor será impossível produzir e permanecer no chamado. Não há Evangelho sem isso – sem amor. Essa química alucinante, desvairadamente apaixonados por um projeto de vida.

Essa cidade precisa de uma Igreja batizada neste amor!

Essa cidade precisa de uma Igreja batizada neste amor!

Essa cidade precisa de uma Igreja batizada neste amor!

Precisamos viver o verdadeiro amor; o amor  Ágape – entrega absoluta – total! Linha tênue entre apaixonado e irresponsável, quando você vê, já fez. Você nasceu para isso – seu DNA!

Vamos acender luzes sobre as marcas deste amor.

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. – 1João 4.7-11.

 

2 – COERÊNCIA

Equilíbrio entre discurso e prática.

Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – 1João 4.8

Ex: Pastor cuida de meninos de rua + não cuida dos próprios filhos. Ajuda cuidar espiritualmente dos outros e não ajuda a própria família.

Um pregador ministrou uma vez sobre a sensualidade de uma uma mulher usar calça jeans branca, na outra vez que ministrou na igreja a esposa dele veio vestida de calça branca.

Um pregador amigo ministrou profundamente sobre perdão, num retiro histórico que tivemos. Depois de sua mensagem jogou bombinhas no quarto das moças em vingança por elas haviam jogado os tênis dos rapazes na piscina.

O apóstolo João está falando sobre coerência. “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”.

 

Sentido histórico – palavra “conhecer”. Pensamento hebreu (oriental) – grego (ocidental).

“Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;’’ – 1Coríntios 1.22.

 Judeu lê a vida diferente de um grego.

Judeu/ prático, tocar, tem que ver.

Grego/ entende, abstrato, acompanha raciocínio.

Bíblia – Antigo Testamento, hebraico para hebreu – sentimento.

Novo Testamento, para grego – pensamento.

Hebreu, Deus é sempre algo físico que você pode ver e tocar: “Senhor é minha bandeira, baluarte, escudo, rocha, esconderijo, pastor, palpável, tangível”.

Grego, conceitual “Deus é amor”.

Toca o amor ? Explica o amor ? Ao explicar conceitos ele entende.

“Conhecer”. Grego,  acumular informações sobre algo.Conheço Gramática, Matemática, Filosofia, Mecânica – estudei > adquiri conhecimento.

Judeu – conhecer é tocar

Nascimento virginal de Cristo

“José não conheceu Maria” não tocou. Conhecer envolve relacionamento sexual com intimidade plena. Envolve toque, troca, cumplicidade, entrega. Tocar, ver, experimentar. Nunca diga para um judeu “Nesta rua conheço todo mundo”

Grego – ( conhecer ) informações sobre. Grego descreve esse prédio  porque leu sobre ele. Judeu descreve porque conheceu o dono, entrou aqui, tocou, teve a experiência de estar aqui dentro.

Pensam que amam a Deus porque estudaram, adquiram conhecimento sobre

Então o Judeu João escrevendo sua carta para nos gregos diz:

Só conhece a Deus  quem ama; Quem não ama ainda não conheceu a Deus. Pode ter conhecido os cultos, eventos, festas, participado de algo na igreja. Porém ainda não conheceu a Deus, ainda não foi batizado em amor.

 Coerência em seu grau magno, âmago, e o que é de central no evangelho. Não há Evangelho sem isso

Só conhece quem ama neste nível de entrega.

Não conhece a Deus porque é PHD em Teologia – conhece a Deus porque está disposto a dar um braço, para demonstrar amor. Perder a vida como disse Cristo

Aquele que não mede esforços, não a ama a si.  “Pode reunir o tanto de informação que quiser, que isso não vai ajudar ninguém”. Aquele que não ama não conhece nada.

Quem ama se entrega. Quem ama se desespera. Quem ama não me mede esforços, isso é  coerente com o evangelho.

Temos amor pra 1% de nossa cidade ?

Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. – Gênesis 29.20.

Pareceu poucos dias porque a amava. Quando amamos nada parece difícil, longe, complicado, impossível, demorado, pelo muito que amamos.

 

Temos amor pra 1% de nossa cidade ?

Nisto o quê? O amor se manifestou quando o sacrifício se encarnou.

Amor sacrificial – arranca pedaço. Se não custar nada não é amor. Extremamente sacrificial e dolorido É ENTREGA! Sabemos que da parte de Deus foi amor, porque aquilo que Ele deu dói muito, foi dado, entregue, cedido.

Pelo que sacrificamos?

Se um filho cai em uma lagoa e o pai se joga mesmo sem saber nadar e morre, muitos vão dizer que foi amor, se sacrificou pelo filho. Isto é amar, isto é entrega? Não! Isto é instinto paterno, até a Girafa, o Cachorro, o Macaco têm. Sacrifício não é entrar lá por um filho, isso é obrigação. O pai que não faz isso por um filho tem problema. Sacrifício é entrar na lagoa por um estranho! Amar – sacrificar por alguém que não vai te trazer “lucro” nenhum.

Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores. – Romanos 5.8.

Perder o controle por amor, é sair do eixo. Investir loucamente. Não fazemos isto por todas as coisas. Deus vai te batizar com amor por uma causa. Deus vai revelar sua causa. Essa semente está sendo plantada aqui  hoje. Batizando em amor sacrificial.

Você fará coisas que não faria! Batismo de amor! Riscos não te inibem. É sua causa – sua história. Sua causa te define.

Amor Coerente – Amor Sacrifical – Amor Horizontal – o que queremos. Vertical – já temos!

“Já que Deus nos amou desta maneira amemos uns aos outros da mesma forma e proporção” – João 4.11.

Amor a Deus – vertical. Aos outros – horizontal.

Biblicamente esses dois amores não existem.

Não é: “Amo a Deus em consequência amo meu próximo”

Primário e secundário? Na verdade esses “dois amores” são um só. Amor que se manifesta verticalmente e horizontalmente ao mesmo tempo.  Sem um não há o outro.Se não houve horizontalidade é porque não houve verticalidade. O que falar do mover nos cultos, grupos e sensações que temos dentro dos nossos prédios de igreja…

 

Se a sociedade não mudou nosso amor não se revelou !

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês.’’ – Mateus 21.31.

O amor ou ele é vertical e horizontal ou não houve amor. Ele é inseparável.

É como a cruz: Vertical = poste. Horizontal = pedaço de pau deitado. Ela só é cruz se for vertical /horizontal. Se não, não é cruz!  Se o horizontal não acompanhar o vertical não houve amor do Evangelho.  Por isso tantas igrejas e tão pouca mudança social.

 

CONCLUSÃO

Você será batizado com amor e onde você pisar mudará o ambiente. Mudança horizontal. Menos tráfico – morte – suicídio – depressão – miséria!

Esse é o Evangelho!

Não nós responsabilizamos por falsos evangelhos. Esse é o evangelho puro e simples. Alguns precisam ser rebatizados.