Instale o Aplicativo da Catedral da Bênção e acesse as lições do Alimentando Rebanho

Click aqui e baixe essa lição

Vimos na parte anterior a necessidade de colocarmos a fé na pessoa certa (Jesus) e deixá-Lo no controle da situação. Nesta, estaremos mostrando o que é necessário para não desfalecermos, ainda que as situações sejam contraria, para que isso não aconteça, é fundamental um elemento muito importante, a nossa FÉ.

          Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1.

 

TERCEIRA PROVIDÊNCIA:  Resista aos inimigos da sua fé

Teve aqui 2 inimigos à fé de Jairo:

O 1° Inimigo da fé de Jairo eram seus amigos: Jairo era muito bem-sucedido, bem relacionado com a sociedade, consequentemente tinha muitos amigos.

Mas naquele início de caminhada seus amigos eram os maiores inimigos de sua fé. Eram pessoas sem esperanças… (quando Jesus entrou na casa de Jairo, o que eles estavam fazendo? …diz o v.38: “…choravam e pranteavam muito”). …faziam alvoroço!

“Não há mais nada o que fazer” essa era a conversa deles! É muito bom ter amigos, mas é tão ruim quando a ótica deles é diferente da nossa (é lamentável quando alguém está em apuros e alguém lhe aconselha assim: “não adianta você lutar por isso. Desista logo, prá quê ficar orando, jejuando… não vai resolver mais nada… conforme-se…. desista. …chute o balde”.

No v.40 até está escrito que quando Jesus falou: “A criança não está morta, mas dorme”, eles (os amigos de Jairo) “riam-se” de Jesus …esses amigos começaram a caçoar de Jesus! …Eram amigos incrédulos, riam de Jesus, zombavam.

Nas horas de alvoroço, nas situações difíceis, muitos são os que gracejam e desdenham de qualquer investimento de fé.

 

O 2° inimigo da fé de Jairo foi a incredulidade.

Neste momento de crise era preciso que Jairo aprendesse a ter fé, a confiar e esperar no Senhor.

E Jesus não revida as palavras contrárias, mas apenas diz: “Jairo, NÃO TEMAS, CRË SOMENTE”  v.36. Jesus estava interessado em Jairo.

Deus quer estender os limites da sua fé. Até onde ela vai?

Satanás trabalha com a incredulidade. Deus trabalha com a Fé. Quais são os limites da sua fé? Sua fé tem fronteiras?

Há pessoas cujo limite é tão curto que logo desistem de Jesus, da igreja, das orações, da fé…

Tal como Jesus disse a Jairo, Ele diz agora para você: “Não temas, Crê somente”! Isto nos basta!

Não importa o tamanho do seu alvoroço, coloque a sua fé no Senhor Jesus, deixa Ele tomar a direção de sua vida e resista a todo inimigo da fé.

Esta é uma noite para você se levantar como vitorioso e proclamar bem alto: “NÃO TEMO, SOMENTE CREIO”. “NÃO TEMO, SOMENTE CREIO”. “NÃO TEMO, SOMENTE CREIO”.

 

QUARTA PROVIDÊNCIA:  Persevere na sua fé.

 

Muitos pranteavam mesmo, choros e gritos diz o v.39, que Jesus, “Ao entrar, lhes disse: “Por que estais em alvoroço e chorais? ”

Ele já sabia de tudo o que havia acontecido naquela casa – Ele perguntou, porque faria em seguida uma declaração, demonstrando sua onisciência e domínio da situação: “A criança não está morta, mas dorme”.

Normalmente quando estamos vivendo um alvoroço, a gente fica na superfície, sem ter uma clareza de toda situação.

Mas com Jesus não é assim. Ele está no comando, no Trono… . Ele conhece profundamente todas as coisas. No v.40, Ele mandou os zombadores, os incrédulos, os curiosos saírem do quarto – Ele queria que ficassem somente aqueles que pudessem afirmar: “NÃO TEMO, SOMENTE CREIO”.

…e ficaram três discípulos e os pais da menina. Será que Jesus deixaria você permanecer naquele quarto?

Lemos nos V.41,42 que o milagre acontece…

 

Ali estava a filhinha de Jairo, deitada sobre sua cama, completamente fria, sem vida, morta. Jesus diz: “…Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados”.

Naquela casa onde havia alvoroço, agora só há alegria e admiração; só alegria e louvor! só alegria e louvor! só alegria e louvor!

 

CONCLUSÃO

Você pode estar vivendo um alvoroço em sua casa, porém, deixe agora que Jesus acabe com seu alvoroço.   Talvez, você é membro da igreja, um líder de grupo, um líder de louvor, mas se sua casa, se vida estiver em alvoroço, deixe também agora que Jesus poderosamente acabe com este alvoroço, operando o milagre da paz na sua vida e em seu lar.

Prostre-se diante dEle agora …e permita a Jesus andar ao seu lado em direção à ordem, a paz , ao milagre. A Bíblia diz (I Pd 5.7) para lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.