Eliminando o alvoroço na família

Eliminando o alvoroço na família

Vamos trabalhar hoje no extremo do relacionamento. Acho que posso resumir todos os conflitos familiares, todos os problemas com filhos, todas as preocupações financeiras, numa palavra que aparece no texto bíblico desta manhã: “alvoroço”.  E acredito que em certa medida, cada um de nós, tem experimentado vez e outra, de um alvoroço na família como aconteceu a Jairo.

Leitura do texto:  Marcos 5.21-24; 35-42ü 

Neste texto a palavra “alvoroço” aparece muito forte.

Está no v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço…” (a NTLH diz: “Jesus encontrou ali uma confusão geral”; E no v.39 diz: “Ao entrar, lhes disse: “Por que estais em alvoroço…? (“por que tanta confusão?”)

Quando o problema em casa é complicado, a situação difícil demais, ela gera um alvoroço, uma confusão, uma agitação, e a preocupação toma conta de nossos sentimentos e mente.

Um alvoroço deixa nosso espírito sufocado pela ansiedade.

Num alvoroço há uma grande confusão, todos querem encontrar a solução: o homem e a mulher dão palpite, o cunhado entra com o dele, a sogra também entra no assunto… todos falam e gritam ao mesmo tempo.

Este texto fala de um alvoroço na casa de um homem: Jairo.

Quem era Jairo?

V.22: Um líder da sinagoga judaica (sinagoga era uma espécie de mini- templos que haviam em Jerusalém para leitura da Lei e para oração – em cada sinagoga havia um administrador, um líder, que geralmente era homem religioso e de moral elevada).

Jairo era assim: um líder religioso, que vivia uma vida correta, mas que estava vivendo um problema em casa: “Chegando Jesus à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço” – havia uma confusão geral em sua casa.

Então veja: problema não respeita ninguém, entra pela porta de qualquer casa.

Veja Jairo, apesar de sua crença em Deus, de sua posição de destaque como líder religioso, sofria uma crise, uma confusão – na sua casa havia um tremendo alvoroço porque sua filha estava à beira da morte.   Não sei como está sua casa. Não sei se você já passou por um alvoroço ou está passando……Porém, aquele alvoroço foi transformado em uma paz abundante!

Irmãos, vamos aprender com Jairo como transformar o ALVOROÇO da nossa casa em Paz também.

Algumas providências devem ser tomadas, e as providências são as seguintes:

 Primeira Providencia:  COLOQUE A SUA FÉ NO LUGAR CERTO

Naquele momento difícil, Jairo estava recebendo conforto de seus amigos, mas algo aconteceu: Jesus chegou na hora do alvoroço, v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”.

Antes disso, porém, Jairo já havia colocado a sua fé em Jesus Cristo.    No v.22 e 23 lemos isto: “Eis que se chegou a Ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá”

Normalmente um judeu jamais se prostraria diante de outra pessoa.

Mas ele compreendeu que Jesus não era qualquer pessoa, nem qualquer homem. Jairo reconheceu Jesus como o bendito Filho de Deus!

Muitos casais têm fé, mas a colocam no lugar errado.

Muitas famílias tem fé, mas a colocam no lugar errado.

Jairo se prostrou diante do Senhor Jesus, admitindo ser Ele o Cristo, reconhecendo Sua superioridade a qualquer homem, sua graça salvadora e reveladora de Deus!

E isso é importante porque o alvoroço leva ao desespero, e é o desespero que faz com que as pessoas coloquem a fé no lugar errado: prostram-se diante de bruxos, de santos, de feiticeiros, de benzedeiros, de ídolos… abrindo espaços para ministrações de morte (os demônios estão por trás dessas coisas).

Amados chefes de família: ONDE ESTÁ A SUA FÉ?

JAIRO SE PROSTROU AOS PÉS DE JESUS, v.22

Já percebeu que as pessoas se prostram diante de Jesus em duas situações: Amor ou Dor.

Na primeira reconhecem que Ele morreu na cruz, amou, salvou e assim o aceitam como Senhor e Salvador.

Na segunda, a dor e aflição tomam conta de suas almas, e então se prostram diante de Jesus assim… “Jesus, olhe o meu desespero. Veja este alvoroço em minha vida… ó Jesus, veja a minha dor… minha aflição… misericórdia, Jesus!”

Mas não importa muito se você vem à Jesus pelo amor ou pela dor, o que importa é o toque de Deus. Ele sabe os temores do seu coração e do alvoroço que se encontra a sua alma, e quanto isto o tem sufocado.

Por isso, para ter o seu alvoroço transformado em paz, faça isto hoje: COLOQUE A SUA FÉ NO LUGAR CERTO e o lugar certo é JESUS! Amém?

Segunda providência:  DEIXE JESUS CONDUZIR AS COISAS, v.24

Nós lemos no v.24 assim: “Jesus foi com Ele”.

A decisão de seguir a Jesus tem que ser nossa, mas a partir do momento que resolvemos andar com Jesus, Ele nos acompanha em todos os momentos.

Naquele momento Jairo precisava que Jesus o seguisse até sua casa que estava em alvoroço por causa da morte da sua filha.

A maior necessidade das pessoas no mundo hoje é de PAZ!

Portanto, ONDE HÁ ALVOROÇO, SÓ O SENHOR PODE RESTAURAR A ORDEM e RESTABELECER A PAZ.

Hoje, Deus quer que você faça como Jairo; quer que você se dobre diante de Jesus, pois Jesus quer ir com você até sua casa, até o quarto das crianças e abençoa-las, seu esposo, sua esposa… Jesus quer entrar até ao lugar onde está o alvoroço e pôr em ordem todas as coisas, estabelecendo a Paz de Deus para você.

Hoje, você deve começar a seguir a Jesus e deixar que Ele dê direção e organização à sua vida.

Visualize Jairo, lado a lado com Jesus. “uma menina de 12 anos” estava à morte… e eles caminham juntos – quanta paz de espírito Jairo pôde experimentar!

…não importava a dor daquela hora, uma paz proveniente da presença de Jesus, enchia o coração de Jairo.  Não importa a sua dor, vale a pena deixar Jesus conduzir a nossa vida!

Você pode estar vivendo um alvoroço em sua casa, porém, deixe agora que Jesus acabe com seu alvoroço.   Talvez, você é membro da igreja, um líder de grupo, um líder de louvor, mas se sua casa, se vida estiver em alvoroço, deixe também agora que Jesus poderosamente acabe com este alvoroço, operando o milagre da paz na sua vida e em seu lar.

Prostre-se diante dEle agora …e permita a Jesus andar ao seu lado em direção à ordem, a paz, ao milagre. A Bíblia diz (I Pd 5.7) para lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.

(Vamos continuar nos edificar com a continuação dessa lição na próxima semana).

Extraído.

15 de agosto de 2017|Alimentando o Rebanho|

Sobre o Autor:

2 Comentários

  1. ANA LUCIA AMBROSIO 15 de agosto de 2017 em 23:14- Responder

    Maravilhoso!Deus abençoe.

  2. evanir 15 de agosto de 2017 em 18:46- Responder

    Muito bom

Deixar Um Comentário