Baixe aqui essa lição

O jugo da Parceria – Ec. 4:9:12

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga(recompensa) do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai(pobre), porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

O que é uma parceria? É a ligação de uma empresa, instituição ou indivíduo ao outro para alcançarem um objetivo comum, naturalmente possuem as mesmas características. O mundo entende que em si mesmo não é possível suprir todas as suas necessidades e ainda alcançar seus objetivos. É preciso parceria.

Quando Deus criou a mulher e a deu a Adão, não foi por uma questão de solidão, se assim podemos chamar, mas de parceria. O homem tinha necessidades e objetivos, estaria limitado, Em toda criação, Deus viu que tudo o que havia criado era bom e, muito bom, porém ao ver o homem sozinho ele disse; não é bom que esteja só – Gn 2:18. Ele precisava de alguém que o ajudasse a alcançar seus objetivos e lhe fosse intimo. Por esta razão, a partir de uma de suas costelas Ele moldou a mulher, parceira de Adão.

Uma parceria proporciona pelo menos três coisas que são vitais ao bom andamento de nosso vida. Voltemos ao texto de Eclesiates 4.

1 – Aumenta a produtividade e um ganho maior no trabalho – Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga(recompensa) do seu trabalho.

2 – A vida de um é afetada por desânimo, depressão causados por problemas da vida, o outro o anima, encoraja e levanta a fé cada – Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai(pobre), porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.

3 – Quando um é ameaçado pelo inimigo com pobreza, doença, vícios o outro se põe a lutar com ele orando, jejuando e intercedendo – Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão;

 

O cordão de três dobras não se rebenta facilmente. O que isto significa?  Uma parceria espiritual produz um resultado de vida sobrenatural para ambos os parceiros de fé. O que acontece quando derrubamos nossas fortalezas mentais, e nos abrimos para a parceria com alguém que está na mesma crença, princípios e valores espirituais que tenho, nos unimos no nível acima do natural e das previsões pessimistas, para andar na esfera sobrenatural de uma grande fé.

Perceba que até agora Salomão vinha falando em dois, um ao outro, porém finaliza com a revelação de um terceiro, o cordão de três dobras, eram duas, agora são três.

As parcerias espirituais geram uma fonte de poder sobrenatural, quando estamos em dois, a terceira pessoa aparece com a revelação da palavra, a libertação da depressão, a provisão financeira e a restauração da Família e das emoções. Quando estamos em dois Jesus aparece e muda todo cenário negativo. Ele mesmo disse em Mateus 18:18-20,

Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.

Quando um salvo está unido a Jesus porque tomou Seu jugo e pôs sobre si, e se liga a outro que também tomou o jugo de Jesus, significa que estão debaixo o mesmo jugo. O justo com outro justo – Uma luz com outra luz, clareia ainda mais – Cristo se comunicando com Cristo – Fé com fé – Santuário de Deus com outro Santuário. Desde o começo foi assim, enquanto os sacerdotes andavam sozinhos, os salvos por Jesus eram ensinados a andarem de dois em dois.

No mesmo capitulo 10 de Lucas, Jesus trata de duas realidades, a primeira ao enviar seus discípulos ele os envia de dois em dois, por que é melhor e já vimos porque, mas a partir do versículo 25 Ele trata a realidade de vida dos fariseus e sacerdotes que andavam sozinhos. Portanto andar de dois em dois faz parte do jugo de Jesus para uma vida sobrenatural.

A pergunta é: vamos ficar com o jugo dos fariseus ou o jugo de Jesus? A escolha é sua. Sugestão: (música para ministração – como é precioso irmão, estar bem junto a ti … )