Baixe essa lição aqui.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30).

Introdução

Antes de avançar no ensino de modo de vida vitorioso que Jesus nos ensinou, tomar o Seu jugo, isso quer dizer que é uma escolha nossa, não é algo que Ele impõe a força, resolvemos andar com ele como ele pensa sem resisti-Lo. Porém, todo o processo que nos leva a ter está ligação espiritual com Jesus, começa em nossa mente. Se não desfizer-mos dos pensamentos naturais ou religiosos construídos por anos, e que até hoje dirigiram nossa vida, nunca vamos experimenta a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, como diz Paulo aos romanos. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2).

O que são pensamentos?

  1. maneira de pensar,
  2. de julgar;
  3. opinião;
  4. ponto de vista, que tem como base de ação a nossa mente, e dali dirige toda nossa vida. Quando Jesus fala de tomarmos Seu jugo, portanto ele está se referindo acerca de tomar o que ele ensina e por em nossa mente em substituição ao que estava lá para ter tudo em comum com Ele.

É neste momento que começam nossas batalhas. Um pensamento é como uma fortaleza que protege uma área conquistada, e dali ataca o seu inimigo. Cristo é inimigo da carne, do diabo, do mundo e toda forma de pensamento diferente do dele, que estão em nós. Estes inimigos são os controladores da nossa mente, por isso quando recebemos os ensino de Jesus, imediatamente lidamos com uma reação, um contra ataque é desferido instantaneamente, e com aparência de verdade, para derrubar a palavra de Jesus que está sendo enviada a nossa mente. Olha esses exemplos básicos:

Quando somos ensinados a participar assiduamente dos cultos, das reuniões de crescimento espiritual e de conferências por exemplo, imediatamente nossa mente emite um pensamento contrário ou que diz a Bíblia, porque ele já está lá. O que diz a Bíblia? Hb. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. A Bíblia diz que todas as vezes que os salvos se reunirem, eu também devo estar unido com eles.

Se comparado ao casamento, a mudança de pensamento é mais ou menos assim: O homem quando casa é obrigado a vestir sua esposa, dar uma casa para ela morar, por comida em casa? A mulher quando casa está obrigada a cozinhar pro marido, lavar as roupas dele, arrumar a casa todos os dias? Não! Mas o fazem porque agora entendem que é necessário fazer tudo isto, porque faz parte da nova vida que escolheram viver. E não é bom? É! Mas, quantas vezes vezes resistimos à idéia de que deveria ser diferente? Muitas! Quando fazemos ganhamos a batalha primeiro na mente derrotando os pensamentos do diabo que estão lá para destruir nosso casamento.

OBS: Continuaremos na próxima semana