Baixe essa lição aqui

Texto: II Reis 23:3

E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.

Ajuntai-me os meus santos, aqueles que fizeram comigo uma aliança com sacrifícios. Salmos 50:5 ACF

Temos uma aliança com Deus. Viver essa aliança requer muito de nós, mas isso é normal, temos que aprender a viver e conviver com essa aliança. Deus quer se relacionar conosco, mas em aliança pública, conhecida e reconhecida perante os seres humanos. Ele não quer ser clandestino em nossas vidas. Ele não invade, não força, não violenta nossa vontade. Ao contrário de nosso adversário, Ele é extremamente nobre, só entra aonde Ele é convidado ou insistem para Ele entrar.

Conforme já vimos em outras lições, o nosso Deus fez alianças com várias gerações, e todas foram quebradas por parte do ser humano. Isso por que o ser humano já nasce pré dispostos a desobedecer a Deus. Somos filhos da desobediência, precisamos da ajuda do Espirito Santo para obedecermos a Deus pela sua palavra.

Aliança de Deus – Isso tudo nos interessa de perto porque há outra aliança com Deus em vigor hoje em dia, está abrangendo não somente um povo, mas todos(as) aqueles(as) que escolherem nela entrar, incluindo nós. Ela é conhecida como “Aliança da Graça”.

Esse pacto é necessário porque todos os seres humanos pecam – fazem aquilo que não agrada a Deus. E isso é consequência direta do livre arbítrio, isto é, do direito que cada ser humano tem de fazer suas próprias escolhas. E ao pecar, os seres humanos são passíveis de justa punição por parte de Deus, que é santo e não tolera o pecado. Portanto, todos nós seríamos punidos estaríamos perdidos, se Deus não tivesse estabelecido conosco a Aliança da Graça, que funciona assim: Jesus se sacrificou por nós na cruz e levou sobre si os nossos pecados. Assim, quem entender que é pecador(a) e aceitar Jesus como Salvador, tem seus pecados perdoados e preestabelece sua relação com Deus, recebendo dele a vida eterna.

A Aliança é pela Graça porque não fazemos nada para merecer aquilo que recebemos. Só recebemos os benefícios relacionados com essa Aliança por causa da Graça de Deus derramada sobre nós. Simples assim. Agora, o que talvez você não saiba é que essa Aliança foi concebida antes da criação do mundo. Veja o que a Bíblia diz: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver… Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado. O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós. 1 Pedro 1:18 a 20. Em outras palavras, antes mesmo do mundo ser criado, o Filho (Jesus), já era conhecido como “cordeiro” (sacrifício) sem mácula. E essa é uma constatação maravilhosa. Para que esse plano funcionasse, foi preciso estabelecer que o Filho (Jesus), seria um representante da raça humana. E para isso Ele encarnou, ou seja se fez como um de nós. O Filho aceitou esse sacrifício voluntariamente, fazendo a vontade do Pai (Filipenses 2:8). O Espírito Santo, por sua vez, também fez a vontade do Pai e do Filho, dando-lhe poder, quando viveu entre nós (Lucas 4:1, 14 e 18) e depois, entrando na vida dos seres humanos para levá-los ao bom caminho.   A nova aliança baseada na Graça, é melhor que aquela que Deus tinha feito com Abraão, porque abrange todo mundo, enquanto na aliança anterior somente os descendentes de Abraão estavam contemplados, a aliança com Abraão tinha como base aquilo que o povo de Israel viesse a fazer. A própria Bíblia reconhece que a Aliança da Graça é superior – veja o que disse o profeta Jeremias, homem que estava debaixo da aliança feita com Abraão:

“Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais… Mas esta é a aliança que farei…: Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração. E eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”… Jeremias 31:31 a 34. E foi o próprio Jesus quem explicou a abrangência desse novo pacto, firmado com seu sacrifício na cruz: – E, quando comiam, Jesus tomou o pão e abençoando-o, o partiu, o deu aos discípulos e disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. E tomando o cálice, dando graças, deu-o dizendo: “Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. Mateus 26:26 a 28.

Esta é a aliança da Graça, JESUS.