Para ter uma família feliz

PARA TER UMA FAMÍLIA FELIZ

 

A família é um projeto do coração de Deus. A frase é conhecida e amplamente difundida. E não é à toa. Já na criação Deus decidiu dar ao homem uma companheira que lhe fosse idônea, formando o primeiro elo de relacionamento humano.

Famílias bem estruturadas formam igrejas sadias. Mas, bem por isso, aquele que veio para “roubar, matar e destruir” vem tentando ameaçá-las com falsas convicções e deturpações da

Pensando em cada um dos membros de sua família

  • Conserte as cercas quebradas – Peça desculpas por palavras severas, promessas não cumpridas, tarefas adiadas e atitudes erradas do dia a dia.
  • Crie novos ambientes em casa – Tente colocar as necessidades emocionais à frente dos materiais. Seu filho pode preferir seu tempo, atenção e reconhecimento à uma nova bicicleta.

Seu cônjuge pode estar necessitando de sua atenção e de uma conversa sobre aquele projeto de abrir um negócio ou retomar os estudos.

  • Busque um relacionamento mais saudável – Você só fala com seu cônjuge quando quer, de uma maneira formal e sobre trabalho? Deixou de lado a camaradagem e o romance? Você sempre domina a conversa e nunca enfoca os assuntos de preferência do outro? Seu filho pode dizer que você é um pai ou mãe exemplar, que tem consciência do espaço e dos limites de cada um? Coloque-se no lugar de seus familiares e imagine como você gostaria de ser tratado se fosse eles;
  • Valorizando as pequenas coisas – Você é daqueles que dá valor ao jantar em família ou prefere comer em frente à televisão? Chega em casa sorrindo ou de cara feia? São nos pequenos gestos que valorizamos ao outro.

Planejando juntos a mudança

  • Façam a lista – Peça à cada membro da família que faça uma lista com as atividades familiares que mais agradaram. Comparem as respostas, compartilhem os porquês e pensem em novas atividades para fazerem juntos em família.
  • Façam planos juntos – Planejem as viagens e atividades que gostariam de fazer durante o ano. Eliminem aquelas que a maioria não queira ou que não foram bem-sucedidas no ano anterior.
  •  Identifiquem as falhas – Criem um plano de ação em conjunto. Cada um emite sua opinião sobre o café-da-manhã, o almoço, o jantar e os finais de semana que tiveram juntos. Identifiquem as falhas e já planejem mudanças, incluindo novas atividades ou alterando algumas rotinas, como por exemplo, as terças-feiras o pai é quem fará o café, na quarta os filhos farão o jantar, etc.

Praticando a vida cristã

Uma vida cristã diária é fundamental, o alimento da alma. Mais do que uma rotina, a busca de intimidade com Deus pode e deve ser um hábito prazeroso e um exercício de comunhão uns com os outros.

  • Leiam juntos as notícias do dia e discutam os fatos sob o ponto de vista cristão.
  • Incentive cada um de seus familiares a produzir uma lista com seus pedidos de oração em um caderno e orem individualmente e uns pelos outros. Criem também a lista de alvos da família.
  • Criem uma sessão especial de leitura conjunta, onde poderão ler Bíblia ou um livro especial (mesmo que seja um capítulo por vez) e compartilhem os ensinamentos.
  • Estabeleçam alvos de leitura bíblica semanais ou mensais para incentivar a leitura individual.

“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.” (I Timóteo 5:8)

8 de agosto de 2017|Alimentando o Rebanho|

Sobre o Autor:

3 Comentários

  1. LAUDEIR JOSÉ 9 de agosto de 2017 em 00:17 - Responder

    Muito forte

  2. LAUDEIR JOSÉ 9 de agosto de 2017 em 00:16 - Responder

    Amém muito forte

  3. PR Eduardo 8 de agosto de 2017 em 19:06 - Responder

    Estamos Maravilhado com Deus
    Pois Estamos vivendo melhor de Deus
    Minha família meu maior patrimônio
    Obrigado Se Jesus

Deixar Um Comentário