Baixe essa lição aqui

 

O HOJE, DEFINE O MEU AMANHÃ.

 

“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)

“Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos. Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente” (Josué 6:1-5)

            “E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.” (Josué 6:16)

            “Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.” (Josué 6:20)

PERGUNTA: Você já se deparou em frente de alguma muralha? Qual atitude teve que tomar para superá-la?

Santificar é: consagrar – dedicar – purificar – apartar. Podemos compreender que se santificar é separar-se de um sistema maligno e destrutivo para se dedicar a Deus. A santificação foi uma exigência de Deus para o povo de Israel na Antiga Aliança e também para Igreja na Nova Aliança. É importante também relembrarmos que essas palavras SANTIFICAÇÃO e MARAVILHAS estão conectadas em uma sequência que podemos parafrasear assim: “Quem se dedica a uma vida com Deus HOJE, terá um FUTURO maravilhoso!”

 

1º) CONVITE PARA VIVER ALÉM DAS MURALHAS

Sem dedicação, eu e você seremos bons religiosos, mas nada mais do que isso. Somos aqueles que experimentam libertação do Egito, providência no deserto, e apesar de atravessar o rio Jordão a seco, quando vemos a altura dos obstáculos, muralhas, fortalezas, muitos de nós tendem a não avançar e preferem viver entre as margens do rio e as muralhas que nunca ultrapassam, e assim, nunca experimentam uma vida plena de maravilhas. Quando Josué convida o povo a se santificar, estava convidando a avançarem, e isso só seria possível se saíssem da superfície de seu relacionamento com Deus, e mergulhassem numa vida de dedicação, santidade com Deus. Algo mais precisava ficar para trás, para que pudessem avançar a um nível maravilhoso. Aceite o convite hoje para amanhã viver um tempo maravilhoso.

PERGUNTA: O que impede você, hoje, de aceitar esse convite para se dedicar mais a Deus?

 

2º) A MELHOR ESTRATÉGIAVITÓRIA E MILAGRES

Esse convite era um incentivo para viver o melhor tempo da vida deles, na terra prometida. É impossível viver uma vida vitoriosa sem santidade, sem dedicação. A promessa era essa, e dependia agora somente deles! As maravilhas, as vitórias estavam garantidas se o povo buscasse santificação. Sem essa dedicação a derrota era certa. Não eram os guerreiros, nem as armas, nem as estratégias que garantiriam vitória, avanço… somente a santificação. Para nós, não é diferente, a santidade também prepara o ambiente para as maravilhas. Quando assumimos viver em santidade, começamos a experimentar o nível dos milagres, das maravilhas do Senhor em todas as áreas de nossas vidas.

PERGUNTA: Com suas palavras, comente o que é melhor: continuar como está; ou se dedicar mais a Deus, a partir de hoje?

 

3º) O “HOJE”, DEFINE O “AMANHÔ

Hoje é oportunidade de preparação. Em todo o mundo, as melhores oportunidades são para os que estiverem melhor preparados. Já ouvimos que “o futuro pertence aos mais preparados”. Como Deus poderá fazer maravilhas no amanhã de alguém que não teve um hoje de preparo? A exortação da Palavra é: “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações…”. Amanhã é oportunidade de ação. Foi assim que Deus falou a Josué. Tudo era enigmático para o servo de Deus. Tinha em suas mãos um povo insubmisso e instável, e era sua responsabilidade levá-los à Terra Prometida. O homem a quem ele sucedia era uma figura admirável e até lendária para o seu povo. Mas Deus colocava um amanhã cheio de promessas diante de si. “Farei maravilhas em vosso meio”. O amanhã vitorioso depende do hoje consagrado. Faremos grandes coisas amanhã se andarmos hoje na luz de Deus. O hoje de Deus é uma escola para sermos mais úteis em Suas mãos no amanhã.

PERGUNTA: Você consegue pensar em alguma coisa de hoje, que foi fruto de uma atitude do ontem?

 

CONCLUSÃO: Deus nos chamou para uma vida de santidade e maravilhas. Decida viver em Santidade como estilo de vida, busque a santificação, hoje!