Baixe esta lição aqui

INTRODUÇÃO: neste mês estaremos abordando o tema Mordomia Cristã e Fidelidade, então quero trazer o conceito do que é mordomia cristã.

Gênesis 39:4-6

“Agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. Desde que o deixou cuidando de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Assim, deixou ele aos cuidados de José tudo o que tinha, e não se preocupava com coisa alguma, exceto com sua própria comida. José era atraente e de boa aparência”.

MORDOMO: aquele que é incumbido da direção da casa, o administrador. Ele não é dono, mas o dono da casa lhe confia tudo o que tem para ser cuidado e desenvolvido: terras, dinheiro, joias, esposa, filhos, alimentação da família e administração de suas    riquezas.  Quando o mordomo se sente dono dos bens do seu senhor, ele trai o seu senhor. Quando o mordomo deixa de cuidar com zelo e fidelidade dos bens do seu senhor, ele torna-se infiel.

3 PRINCÍPIOS PARA SER UM MORDOMO FIEL E ABENÇOADO.

1 – SEJA UM BOM ADMINISTRADOR.

José – Gen. 39:4,6: “logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha… Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava”. José foi um mordomo Fiel e um Bom Administrador na casa de Potifar e Deus abençoou.

2 – TUDO QUE TEMOS E TUDO QUE SOMOS PERTENCE A DEUS.  Salmos 24:1

Vamos prestar conta da nossa mordomia. Como usamos nossa vida, família, bens, recursos, talentos, oportunidades, tempo, dinheiro. Tudo que temos pertence a Deus, ele tem confiado a nós: casa, carro, trabalho, empresas para sermos bons administradores. Por isto, não sejamos maus mordomos, fechando o nosso coração para ajudar a obra de Deus. Ame o Reino de Deus, participe dos pequenos grupos, oferte e dizime; pois o Dono de Tudo (Deus) abençoará todas as áreas da sua vida.

3 – PRATIQUE A FIDELIDADE:

Sempre que, administramos e gastamos os recursos que Deus tem nos confiado como se eles fossem nossos, não observando que pertencem a Deus, tornamo-nos Mordomos Infiéis. Administre bem e seja Fiel em tudo que Deus confiar em tuas mãos: família, casa, trabalho, negócios, amizades, discipulado, seu pequeno grupo e etc. Seja fiel a uma ordenança de Jesus: participar da SANTA CEIA DO SENHOR. Todo 2º domingo de cada mês temos este compromisso com Deus, com o pastor, com o líder e com toda a congregação de estar em comunhão com o corpo e o sangue de Jesus.

CONCLUSÃO

O Mordomo Fiel é aquele que reconhece: tudo o que é e tudo o que tem pertence a Deus. Administre bem e seja fiel em tudo e assim desfrute de uma vida abundante em Cristo Jesus.