ALIMENTANDO REBANHO
Armadura de Deus – Parte 2
Efésios 6:14-18
Continuação…
5) A verdade e justiça de Deus
O versículo 14 diz: “Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça”:
a) O cinto da verdade – é uma das peças da armadura que Deus nos dá. A verdade é a Palavra de Deus. Quando estamos passando por lutas, precisamos apertar esse cinto. Isso significa que temos que nos apegar ainda mais à Palavra de Deus e crer de todo coração que ela se cumprirá, porque o diabo irá fazer de tudo para que acreditemos mais na derrota, do que nos milagres. Ele nos lembrará de cada decepção, de cada oração “não atendida” e de tudo que deu errado conosco. Ele se aproveitará do seu momento de fragilidade para tentar convencê-lo de que a Bíblia é mentirosa. Mas, se você tiver com a verdade em seus lábios e no coração, o diabo sairá derrotado, assim como aconteceu quando Jesus o venceu no deserto. (Leia Lucas 4:1-13).
b) A couraça da justiça – também nos dias maus, Satanás fará de tudo para que você pense: “O que há de errado comigo? Será que Deus não me ama”? Ele ainda apontará seus pecados e tentará te convencer de que você não é bom o bastante para o Senhor. E é nesse momento que você deverá usar a couraça da justiça, pois ela te mostrará quem você é em Cristo. Essa peça da armadura serve para provar que você é amado incondicionalmente por Deus, e te lembrar que Ele não te pune pelos erros que você comete, pois Jesus sofreu o castigo que você merecia. (Isaías 53:4,5). Então, quando o diabo começar a apontar todos os seus pecados, vista a sua couraça da justiça de Deus e diga a ele: “Você não tem poder para me acusar, pois Jesus já me perdoou e o sangue dEle me purificou de todo pecado!”.
6) Viva em paz
O versículo 15 diz: “E tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz” (Efésios 6:15). A vida não tem valor algum se você não tiver paz. Na Bíblia nós encontramos diversas situações onde os apóstolos começam as suas cartas com a seguinte saudação: “Que a graça e a paz se multipliquem entre vocês”. O diabo quer roubar a nossa paz e nos aborrecer a qualquer custo. E quando ficamos irritados e tristes com alguma situação ou pessoa, deixamos de ouvir a Deus e tomamos decisões sem meditar em Sua Palavra, e sem pensar nas consequências. Por isso, devemos ter os pés calçados com o evangelho da paz. Todos os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos, é para que tenhamos paz com Deus e com os homens, então, confie no que a Palavra diz e a obedeça. Assim, o diabo não conseguirá roubar a paz dentro do seu coração.
7) Pratique a fé
O versículo 16 diz: “Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno”. Eu amo aquela passagem de João 11:40 em que Jesus diz “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”. Isso nos mostra o quanto é simples vencer a guerra espiritual: apenas creia e você verá a glória de Deus se manifestando na sua vida! Quando as setas do maligno vierem contra você, levante o seu escudo da fé e creia que nada poderá impedir o agir de Deus, nem mesmo as suas limitações e fraquezas.
8) Pense e fale
O versículo 17 diz: “Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”:
a) O capacete da salvação – ao colocar essa peça da armadura de Deus em sua cabeça, você começará a pensar a respeito da sua salvação. Então, quando o diabo começar a mentir para você, diga a ele: “Não, Satanás. Eu sou filho do Deus Vivo e fui salvo pela Sua misericórdia. A minha salvação é um dom gratuito que eu recebi e não algo que eu conquistei”. Se você está sem esse capacete, aceite Jesus hoje!
b) A espada do Espírito – essa é uma das partes mais importantes da armadura de Deus. Se você quer ter a vitória contra o diabo, deverá usar a espada de “dois gumes”. Isso significa confessar a Palavra de Deus e praticá-la. Lembre-se daquela passagem (Lucas 4) em que Jesus foi tentado pelo diabo no deserto, e Ele o calou apenas citando versículos e uma vida de acordo com a vontade de Deus. A Bíblia é a sua espada, pegue-a e a use. O diabo não tem medo de você, mas treme de medo de alguém que conhece e pratica a palavra.
9) Ore sobre tudo
O versículo 18 diz: “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. Isso mostra que devemos orar por tudo e em todo o tempo. Temos que orar pelas pessoas, por nós mesmos, pelas situações do nosso país e do mundo, e até pelas pequenas coisas. Deus está interessado em tudo a nosso respeito e uma das formas de mantermos um relacionamento com Ele é orando. Existe uma frase muito usada: “eu creio no poder da oração”. Se realmente acreditamos nisso, então por que, orar é a nossa última arma de defesa? O diabo detesta quando oramos, então, para combatê-lo e ter sempre a vitória, é preciso fazer da oração uma prática constante.
10) Vá à luta
Agora que você já sabe o que deve fazer para vencer a batalha espiritual, vista a armadura de Deus todos os dias é vá à luta!