João 1:29-37 (NVI)

“No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel”. Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus”. No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! ” Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. ”

Introdução

Estava vindo de Recife para Brasília, quando num certo trecho da viajem, na Bahia propriamente dito, percebi que tinha errado o caminho, cheguei nesta conclusão por que notei que o sol que estava a minha frente, agora estava no meu retrovisor, e falei para minha esposa: “Errei o caminho”, parei no próximo posto de combustível e perguntei ao frentista: como faço para ir a Brasília? Ele me respondeu: você passou direto no balão, era pra você ter virado a direita, volta agora, a cinquenta quilômetros no balão vira a esquerda, “Ah meu pai! ” Exclamei. Não tive escolha, tive que voltar e pegar o caminho certo, quando estou no balão novamente, passei bem devagar para saber porque passei direto, para minha decepção e surpresa a placa que indicava o caminho para Brasília estava caída.

Ali aprendi o quanto é importante as placas que indicam o caminho.

Moral da história:

1 – Nunca deixe de ser guiado pela luz, os magos do Oriente foram guiados pela estrela até Jesus, Jesus é o sol da Justiça;

2 – Quando erramos o caminho, perdemos tempo e dinheiro, e a única opção é “voltar”;

3 – Precisamos das placas, para indicar o caminho.

  1. I. (Quem Indica)

João, o batista, não era o caminho, porém ele era quem indicava o caminho até Jesus – V.29 (Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!) e V.36(Vejam! É o Cordeiro de Deus!).

Uma pessoa leiga não sabe chegar até Jesus por si só, exemplo do eunuco quando Filipe se aproximou do seu carro e falou de Jesus: Atos 8:29 (E o Espírito disse a Filipe: “Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a),

Outro exemplo foi Cornélio: Atos 10:4,5 (Atemorizado, Cornélio olhou para ele e perguntou: “Que é, Senhor? ” O anjo respondeu: “Suas orações e esmolas subiram como oferta memorial diante de Deus. Agora, mande alguns homens a Jope para trazerem um certo Simão, também conhecido como Pedro), onde o anjo mandou chamar o Apóstolo Pedro para falar de Jesus, com algumas e raras exceções

Como do Apóstolo Paulo onde o próprio Senhor Jesus se revelou a ele, Atos 9:4-6(Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue? ” Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor? ” Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”), precisam de alguém que fale de Jesus.

PARA QUÊ INDICAR O CAMINHO?

 Para que ninguém se perca

Muitos estão perdidos e precisamos mostrar a direção certa. Deus que quer todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade: “Que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” – I Timóteo 2:4.

  1. Para isso Deus nos chamou

O Senhor nos escolheu para darmos frutos: “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos” – João 15:8;

Como nossa família saberá o caminho para Jesus se não indicarmos, como nossos amigos saberão o caminho para Jesus se não indicarmos.

 Se não indico o caminho certo, outros indicam o caminho errado

Muitos precisam de mim, minha família, amigos, vizinhos. “…como ouvirão, se não há quem pregue…”. Romanos 10:14.

Como as pessoas saberiam quem era Jesus se João não tivesse falado quem era Ele? “Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! ” João 1:36

Como João saberia quem era Jesus se o Espirito Santo não falasse para ele? “Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’ João 1:32,33.

 Conclusão

Como “Q.I.”, indicamos o caminho até Jesus. Não podemos cair, não podemos ser ofuscados, não podemos estar no lugar errado. Precisamos resistir ao tempo, as pedradas, ao vento forte, a tempestade.

‘Sedes firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor…” I Coríntios 15:58.