Baixe essa lição aqui

Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. II Coríntios 5.17

QUEBRA GELO

Amado dê início fazendo as seguintes perguntas: Como era sua vida antes de Jesus? Quando você decidiu ir a Jesus? E agora como é sua vida com Jesus?

INTRODUÇÃO

Quem aqui pode explicar o propósito de sua vida na terra?

Tudo o que há, existe por causa de um propósito; nada foge de um propósito. Novo é algo que antes não existia, contudo agora veio à existência a fim de cumprir um propósito específico. Quando o novo chega, o velho é substituído!

Entretanto muitas pessoas querem conviver com o novo e o velho, mas não há conexão entre os dois. Quando nos deparamos com algo novo, ficamos com medo e os que estão ao nosso redor, ou convivem conosco, ficam espantados. Pois é algo que vamos conhecer e realizar pela primeira vez.

Há muitas coisas em nossas vidas que não andam porque estamos presos ao velho. Contudo, Jesus trouxe uma nova maneira de andar neste mundo. Mas, precisamos estar dispostos a deixar o velho. Jesus disse: […] vocês anulam a palavra de Deus em favor de sua própria tradição. – Mateus 15.6.

1 – NOVO NASCIMENTO X NOVA VIDA – 2 Coríntios 5.17

O que é o novo nascimento para você? – .

Estas duas condições na Bíblia parecem ser iguais, entretanto não são. O novo nascimento ocorre quando recebemos pela fé Jesus em nossa vida. Vamos ler João 3.1-6 para entendermos melhor.

O novo nascimento acontece no interior do ser humano; é algo que naturalmente não conseguimos explicar. Somente a pessoa espiritual consegue entender; o homem natural não entende a mudança que ocorre em nosso espírito. Mas todo aquele que invocar o nome do Senhor (Jesus) será salvo – Atos 2.21.

Observe que o termo novo nascimento não é apenas uma alegoria religiosa, que se refere a afiliar-se à religião cristã. Multidões já se afiliaram ao cristianismo sem nunca terem nascido de novo. Nenhuma religião pode salvar – nem mesmo a cristã. Somente Jesus Cristo pode salvá-lo. Se você o aceitar, sua vida será mudada. Entenda isso: você pode afiliar-se a uma denominação, mas se não nascer de novo jamais entrará no reino de Deus. Você pode ser membro de alguma igreja depois de ter nascido de novo, mas o fato de pertencer a ela não lhe garante o novo nascimento.

O nascer de novo é tão real como o seu primeiro nascimento. Você nasce de novo quando recebe em seu coração a vida de Jesus Cristo. Jesus disse a um dos homens mais religiosos do Seu tempo: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. […] Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. – João 3.3,7.

1.1– Resultados Do Novo Nascimento

Quais o resultado do novo nascimento em uma pessoa? – .

O novo nascimento traz atrelado a ele, uma nova vida. É um estilo de vida que não tínhamos antes, mas agora vamos começar a praticar.

Muitos questionam: agora que sou salvo o que não devo fazer? Entretanto esta não deveria ser a pergunta, mas; agora que sou salvo o que é que devo fazer? Porque? Porque há algo em nós que diz o que é certo e o que é errado; a nossa consciência. Investir tempo ensinando, como utilizar sua vida para glória de Deus!

A Palavra de Deus nos revela como utilizarmos nossa nova vida em prol da glória de Deus. O que devemos fazer é o que revela a nova vida no indivíduo! Tudo isto é ainda mais urgente porque vocês sabem como é tarde; o tempo está se esgotando. Despertem, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando cremos no início. A noite está quase acabando, e logo vem o dia. Portanto, deixem de lado as obras das trevas como se fossem roupas sujas e vistam a armadura da luz. – Romanos 13.11,12.

CONCLUSÃO

Quando investimos tempo com o novo o qual a Palavra de Deus ensina; o que era velho em nossa maneira de ser vai desaparecer. O problema é, que muitos vivem guardando uma lista interminável do que não deve fazer.

Não devemos investir tempo com o passado, mas sim com o futuro!