Baixe essa lição aqui

ALIMENTANDO REBANHO

COMO LEVANTO UMA CERCA EM TORNO DA MINHA FAMÍLIA

[Parte 2 – 10/06/2018]

 

A experiência e o testemunho de Jó

Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu Servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. – Jó 1:7-11

 

A Bíblia aponta para Jó, como o homem que levantou um poderoso e eficiente muro de proteção em torno de sua família, criando uma cerca, que mesmo Satanás querendo entrar não tinha acesso, e ainda Deus liberava abundantemente a benção sobre ela.

Antes de conhecermos quatro coisas que Jó fazia, e que ergueu um muro espiritual e cercou Satanás para que por anos não entrasse e destruísse sua família; creio que seja de grande relevância termos o conhecimento correto das coisas, para que não sejamos enganados, pensando que devido aos acontecimentos trágicos ocorridos com sua casa, nada do que tenha feito tenha valido a pena, e nos desencoraje a seguir seu padrão.

A pergunta é: Quando Satanás entra em uma família e inicia o processo de degeneração financeira, intrigas, vício, enfermidades e desordem, é por que ele tem poder suficiente para derrubar os muros e passar por eles?

A resposta é: ele não tem esse poder. Ele não pode. Quem dá esse poder à ele somos nós. A Bíblia diz em Eclesiastes 10:8  diz: “Quem abrir uma cova, nela cairá, e quem romper um muro, uma cobra o morderá.”

Satanás entrou na família de Jó porque o Senhor lhe permitiu, caso contrário não seria possível. Outra coisa importante: o Senhor permitiu porque conhecia a fé, a estrutura espiritual de Jó e a extensão de sua fidelidade à Ele. Em outra situação, Deus, não permitiria um ataque tão forte e violento como ocorreu.

 

A primeira coisa que Jó

Ele afastava-se do mal

“…temente a Deus e que se desvia do mal.” – Jó 1:8.

 

A primeira coisa que Jó fazia era separar-se do mal. Nele mesmo não havia obras das trevas, portanto não havia demônios em sua vida e em sua casa. A Bíblia refere-se aos demônios de diversas formas, entre elas diz que eles são espíritos imundos. Sendo essa uma de suas características, isso significa que onde encontramos imundices ali existem demônios. No livro da lei dos Judeus diz que o homem ou mulher de Deus deve privar-se do imundo, senão terá contato com demônios.

 

– Limpe a casa

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?” – Lucas 15:8

 

Uma mulher perdeu uma moeda, e para encontrá-la teve que limpar toda a casa, perdeu-se em meio a toda sujeira. Não quero fanatizar você, esta não é nossa intenção. Porém se você não iniciar uma limpeza em sua casa não terá de volta os filhos, os pais, teu marido e esposa perdidos.

Você precisa tomar controle sobre os canais pornográficos de televisão, a internet que seus filhos usam, e a liberdade que eles tem com essas coisas.

 

– Tire da mesa o diabo

“Não deis lugar ao diabo” – Efésios 4:27

 

Que significa tirar da mesa o diabo? Significa que há algumas coisas que atraem a presença dos demônios para certos ambientes. Quando não as removemos essas coisas, estamos convidando-os para fazerem parte de nossa vida, de nossa família. Entenda dessa forma: quando adoramos, oramos, jejuamos, estudamos a palavra de Deus e louvamos seu nome, estamos pondo a mesa para que Sua presença se expresse neste ambiente. Do mesmo modo, quando nossas músicas, filmes e relacionamentos são impuros, estamos convidando Satanás para vir. Portanto, afaste de sua casa toda imundice!

 

 

(continua semana que vem…)