Marcos 16:1-7

Introdução

O evangelho de Marcos registra que, após a ressurreição do Senhor, um anjo disse a algumas mulheres para contar aos discípulos do Senhor e a Pedro o que acontecera.

Isso é motivo para encher os nossos olhos de lágrimas e nos fazer repensar o modo como tratamos aqueles que tropeçaram. Por que o anjo não disse: “Dizei a Seus discípulos e a João?” (João era o amado do Senhor). Por que não disse: “Dizei a Seus discípulos e a Tomé?” (Tomé duvidou da ressurreição do Senhor). Será que havia algo em Pedro que era tão diferente dos demais? Quem era Pedro?

  1. Pedro foi um homem auto-suficiente.
  2. Pedro foi alguém que queria vencer na força da carne.
  3. Pedro foi alguém que seguiu a Jesus de longe.
  4. Pedro foi alguém que negou a Jesus.

Pedro não confessou o Senhor diante dos homens, nem mesmo diante de uma humilde criada; mas o Senhor queria que alguns fossem dizer a Seus discípulos e a Pedro sobre a Sua ressurreição.

O que significa essa expressão de Jesus: “E a Pedro”?

1 – QUE O SENHOR NOS AMA APESAR DAS NOSSAS FALHAS

A maioria de nós temos a tendência de ser intolerantes com as pessoas que erram. Muitos dizem: “comigo só faz uma vez” ou “comigo é assim”.

Jesus é o nosso padrão, apesar dos nossos erros, continua nos amando. Deus odeia o pecado, mas ele não diminui o amor pelo pecador. Pedro negou a Jesus três vezes, se escondeu, abandonou-o no momento que mais precisava; mas mesmo assim Jesus continuou a amá-lo.

O Diabo, tenta passar a idéia de que uma vez que você falhou Deus não ama mais você. Alguns pais também erram na hora de disciplinar os seus filhos dizendo: “Você fez algo muito feio, papai do céu, não gosta mais de você”. Com essas palavras estamos gerando na mente dos nossos filhos a idéia de um Deus raivoso, irado e que está pronto a nos castigar quando erramos.

A mensagem do anjo da parte do Senhor pode ser entendida assim: “Pedro, eu passei três dias no seio da morte, desci até o abismo, mas Pedro…eu ainda amo você. Pedro, eu ainda acredito em você”.

No Salmo 103:8-10 diz: O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades”.

2 – QUE O SENHOR É UM DEUS DE SEGUNDA CHANCE

Jesus se antecipou em dizer: “Diga a Pedro que eu vou para a Galiléia, eu quero que ele esteja lá na reunião. Pede pra ele não faltar”.  Se Jesus não falasse de forma específica o seu nome, Pedro não iria. O Senhor teve o cuidado de mencionar às mulheres especificamente o nome de Pedro.

Este era um Pedro que caiu, um Pedro que pecou e um Pedro que negou o Senhor; no entanto, o Senhor ainda o mencionou. Este é o evangelho!

Você sabia que uma vez que o Senhor o salvou, Ele o salvará até o fim? Em Filipenses 1:6 diz: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Ainda que você esteja desencorajado, o Senhor jamais estará desencorajado. Apesar de você pecar e se sentir desconsertado de voltar a Ele, Ele o quer do lado dele. O que aconteceu, aconteceu…mas agora entenda, Ele quer que você seja salvo. Talvez como Pedro você esteja dizendo: “acho que o Senhor já me abandonou” ou “o Senhor nunca mais voltará a me confiar algo”.

Nessa passagem da Bíblia, Ele enviou uma mensagem através das mulheres: “Dizei aos discípulos e a Pedro”. Isso significa que o Senhor ainda o amava, que o Senhor estava disposto a perdoá-lo e a começar novamente. A segunda chance foi dada por Jesus e Ele não a desperdiçou.

3 – QUE O SENHOR É UM DEUS DE MISERICÓRDIA E GRAÇA

Marcos era um jovem; ele foi discípulo de Pedro e aprendeu muito dele. Podemos dizer que o Evangelho de Marcos foi ditado por Pedro e escrito por Marcos. Quando o Espírito Santo inspirou, Ele mostrou que as poucas palavras que não foram citadas em Mateus, Lucas e João, eram inesquecíveis para Pedro, pois ele narrou no Evangelho de Marcos. “E a Pedro”.

Tinha um significado especial para ele. Em todo tempo, a recordação dessas palavras era doce. A palavra da graça é especialmente memorável para aquele que a recebeu. Três dias após a morte do Senhor, Pedro estava calado porque tropeçara, mas o Senhor não o esqueceu. Pedro não podia entender isso. Talvez ele passou dias dizendo: “O que eu fiz para merecer tão grande amor?” ou “O que eu fiz para merecer o seu perdão?”.

Talvez esse seja o pensamento de muitos, no entanto, se você abrir os seus ouvidos espirituais você ouvirá dos lábios do Senhor o mesmo que Pedro ouviu: “Não é o que você fez meu filho. Foi o que eu fiz”. No dicionário de Deus tem duas palavras para isso: Misericórdia e Graça!

Finalizando

“E a Pedro” também significa “e a você”. Você que falhou como Pedro! Você que caiu como Pedro, você que tropeçou como Pedro, você que negou o Senhor como Pedro. Você que está tentando se esconder dele como Pedro. Você que está com vergonha como Pedro…também aceite o convite do Senhor como Pedro! Ele o ama apesar das suas falhas, a segunda chance vem pela misericórdia e a graça do Senhor.