De onde vens, e para onde vais?

 Gênesis 13:7-12(JFA)

“E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma”.

Introdução

O caminho para Deus é oposto ao caminho para perdição; por que quanto mais você se aproxima de Deus mais longe da perdição você ficará, e vice-versa.

Muitos estão perdidos ou confusos por estas estradas afora, sem saber por onde estão andando, sem alguém que lhe indique o caminho, sem saber onde vai chegar… alguém já disse que a nossa vida é como uma grande viagem; e como uma grande viagem precisamos ter alguns cuidados, como:

  1. Onde quero chegar?

Tem um ditado que diz: “Quem não sabe o que quer, não chega a lugar algum”. O objetivo, o destino onde quero chegar, este é o primeiro passo. Numa viagem precisamos definir o destino. O nosso destino não é Deus quem decide, como muita gente pensa. Ele sabe aonde vamos parar, Deus na verdade nos deu uma escolha, a vida ou a morte, a benção ou a maldição.

Deuteronômio 30:15 e 19

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”

Eu escolho aonde quero ir. Onde você quer chegar? Já escolheu?

  1. Escolha o caminho

Depois que escolhemos o destino, agora precisamos saber qual o caminho que nos leva ao nosso destino.

“O futuro a Deus pertence”, de certa forma sim, porém posso saber o meu destino, pelo caminho que estou trilhando. Alguém que está nos caminhos das drogas por exemplo, seu destino (se ele não mudar) será a prisão ou a morte.

  1. Permaneça no caminho

Uma vez no caminho certo, devemos agora permanecer firme neste caminho, parece ser fácil, mas nem tanto, pois este caminho é apertado e estreito e muitos irão tentar tirar do caminho, não saia do caminho, você conseguirá romper; jogarão pedras para tentarem parar você, mas não pare, (Exemplo de Estevão), colocarão espinhos para tentar sufocar e sangrar você, mas suporte, (Exemplo de Jesus). Este caminho (Jesus) o levará ao melhor destino que um homem pode chegar (Deus). Neste caminho observe bem as placas, pois elas indicaram por onde você deve ir.

 Conclusão

“Há caminho que ao homem parece direito, mas o seu fim são caminhos de morte” Provérbios 16:25.

Não escolha o caminho pela aparência, escolha o seu destino, onde você quer chegar. O Senhor Jesus nos falou que o caminho não seria fácil, seria apertado e estreito, porém é o caminho que nos conduzirá a salvação.