Para imprimir esta lição clique aqui

As células para nós não é uma doutrina, mas ela estabelece uma visão e um estilo de vida. Hoje as células, pequenos grupos, ou Jesus em cada lar, não são mais um dentre os muitos departamentos em atividade; e sim um lugar que gera relacionamentos e a manifestação da vida de Cristo nas pessoas.

Hoje vamos falar de mais 4 razões, da importância da célula:

Quinta razãoPorque nela todos os membros do corpo funcionam.

“A graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4-7, 11-43).

São funções (serviços) que você como membro do corpo de Cristo exerce. “Eu não sou pregador, presbítero ou professor de aulas, então a igreja e a célula não precisam de mim”, lembre desta verdade bíblica: Como seria a igreja se todos fizessem a mesma coisa?  Ele dá aos membros do corpo uma variedade de dons. “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro faz parte de todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada…” (Romanos 12:4-6). Todos nós podemos exercer uma função em nossa igreja e célula!

Sexta razão – O que devo fazer para não ficar paralisado? Como saber a minha função no corpo de Cristo? A seguir temos algumas sugestões para lhe ajudar descobrir o seu dom:

1. Torne-se um cristão. Os dons são dados por Deus aos membros do corpo de Cristo.

2. Coloque-se totalmente à disposição de Deus. Esta é uma decisão pessoal e concreta que devia ser feito na sua Igreja, ou na célula. Diga a Deus de coração, como Isaías fez: “Eis me aqui, envie a mim, Senhor” (Isaias 6:8).

3.Ore! Você sabe que Deus tem um propósito para você no corpo de Cristo. Então peça a Ele que lhe mostre o seu propósito. Ele vai lhe responder porque é sua vontade. “Ao homem que teme ao Senhor, Ele o instruirá no caminho que deve escolher. Uma líder precisa ativar e motivar a todos.

v1. Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

v2. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

v3. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

v4. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. (Colossenses, 3)

Sétima razão – Porque eu sou discipulado corretamente.

Fazer discípulos é a ordem que recebemos do nosso Senhor Jesus. Antes de se fazer assunto aos céus, Jesus deu uma ordem muito clara: fazer discípulos! Mas, o que Jesus queria dizer quando mandou fazer discípulos? Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15.12). Como Jesus Amou os seus discípulos de maneiras que possam ser imitados? Nós o encorajamos, de fato, a seguir a voz de Cristo através de um líder ou um discipulador. Isso pode levá-lo a alongar, ou até mesmo desenvolver, os músculos da disciplina e do evangelismo que irão servir a você, sua família, seus amigos e muitos outros por anos a fio. Você pode descobrir que fazer isso é uma das experiências mais satisfatórias em sua vida como cristão, levar Jesus a outras pessoas e ver as vidas sendo transformadas. E você pode se ver compreendendo mais claramente o que Jesus pretendia ao dizer: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13.35). Temos que viver a palavra de Deus e não vivemos por opinião.

Oitava razão – Porque numa célula eu me torno discípulo de Cristo.

Jesus sabia que o discipulado não era um mero encontro semanal, era um encontro de vida, era um relacionamento. Jesus sabia que não adiantaria explicar, não adiantaria dar uma aula. Só vendo, só se relacionando. O discípulo envolve transmissão de vida, relacionamento, cobertura pessoal, acompanhamento constante, choro, clamor, envolvimento pessoal. Não há espaço para professores e alunos. Há espaço para pais e filhos. É importante que aquele que discípula saiba exatamente onde o discípulo está e onde deve chegar.  E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo (Efésios, 4) Quando faço o que Cristo fazia…me torno discípulo de Cristo.  Ganhe pessoas com a Palavra e com seu testemunho, com a fé e na verdade, no relacionamento e no amor, e assim, irão cumprir o propósito de Deus na terra, que é crescer, frutificar, multiplicar e governar para a Glória de Deus.