Baixe esta lição aqui

INTRODUÇÃO

Juízes 6: 1-16

Na época de Gideão, Israel estava em guerra e sofria muitas perseguições e humilhações de seus inimigos (assim como você pode estar vivendo agora), e ele não teve coragem de enfrentar os problemas.

“Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas” (Juízes 6:11).

 Diante de todo aquele sofrimento, Gideão já estava cansado de lutar, assim como acontece conosco quando enfrentamos muitas lutas. O inimigo parece ser tão grande que nós preferimos nos esconder do que enfrentá-lo. Mas há uma saída! Veja através dessa experiência de Gideão, como você pode vencer o desânimo.

1 – Mude a sua atitude

 Deus queria usar Gideão para derrotar os inimigos do seu povo, mas para isso ele precisava mudar sua atitude  diante daquela situação. Ele não poderia continuar naquele desânimo, e por isso o Senhor disse a ele:

Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: ‘O Senhor está com você, poderoso guerreiro” (Juízes 6:12).

 Quando o anjo o chamou de poderoso guerreiro, ele estava mostrando a Gideão que ele não era fraco ou incapacitado. Deus estava com ele e com isso ele deveria se levantar, usar a sua fé e não se apoiar nos seus sentimentos. Você precisa fazer o mesmo! Mesmo que você se sinta desanimado e com medo de enfrentar a vida

2 – Mude a imagem que você tem de si mesmo

 O desânimo de Gideão era tão grande que, mesmo depois de Deus ter falado que estaria ao seu lado, ele “achou” outra desculpa para tentar fugir do que o Senhor havia planejado. Veja:

“Ah, Senhor, respondeu Gideão, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manasses, e eu sou o menor da minha família” (Juízes 6:15).

Ele  se   sentia  pequenodemais, vindo de uma família muito simples, e por isso ele achava que não poderia fazer nada de tão especial na vida. Quantos de nós também não nos sentimos assim? Por isso quero te dizer que se você não se enxergar com os olhos da fé, você nunca fará nada. Você precisa entender que Deus quer que você dependa Dele e reconheça suas fraquezas, mas não ao ponto de fugir das batalhas que Ele quer que você enfrente.

 3 – Lembre-se de que Deus está com você

 A coisa mais importante que você deve saber na sua caminhada cristã, é que Deus te ama e que Ele nunca vai te abandonar nas horas difíceis.

“Eu estarei com você”, respondeu o Senhor, “e você derrotará todos os medianitas como se fossem um só homem” (Juízes 6:16).

Percebeu a firmeza das palavras de Deus e o quanto essa promessa parecia impossível de ser realizada? Ele disse que Gideão derrotaria com tanta facilidade que os medianitas seriam derrotados como se fossem apenas um homem. E se você continuar a acompanhar a história de Gideão, você perceberá que ele realmente conseguiu derrotar todos os inimigos de Israel. Ou seja: Deus fez de um homem desanimado, um dos maiores guerreiros que já existiu. Da mesma forma, Deus irá cumprir os propósitos. Dele na sua vida. Basta você querer!