Faça o download desta lição aqui.

Deus tem bênçãos pra nos dá, são presentes Dele, mas assim como ganhamos podemos perder ou ser roubados pelo inimigo se não tivermos o cuidado e atenção. João 10:10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”

Lares sofrem terríveis ataques do inimigo, e muitas famílias não tem resistido, fraquejando moral e espiritualmente às investidas malignas. Precisamos cuidar e preservar do nosso maior patrimônio, a família. Desse modo, a igreja exerce uma importante função, uma estrutura de fé, onde recebemos apoio espiritual, moral e emocional para enxergamos os problemas sob a luz da palavra de Deus é um lugar tão especial e precioso onde o amor de Deus pode ser demonstrado entre as pessoas, tornando-se uma comunidade terapêutica e curadora.

1-A igreja do Senhor é o ponto de apoio espiritual para a família.
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mt. 11:28.

Temos visto muitas famílias sendo destruídas por diversos motivos. Às vezes por causa de doenças, por causa de maldições, dificuldades nas finanças, infidelidade do cônjuge, e o principal motivo é pela falta de comunhão com o Senhor.
Quando Deus criou o homem Ele colocou no homem o fôlego de vida. O fôlego de vida é o espírito. Então, o espírito é algo que o homem tem dentro dele que não é dele, é de Deus. a Bíblia diz em Eclesiastes 12:7 quando o homem morre o corpo volta à terra e o espírito volta a Deus, que o deu. Esse espírito que veio de Deus precisa de Deus para continuar existindo. Portanto, quando o homem se distancia de Deus o espírito senti falta. E o espírito sentindo falta isso vai refletir no corpo. Reflete na ansiedade, reflete em vários sentimentos, vários comportamentos é algo que o homem tem dentro dele que não é dele é de Deus. E seu espírito está sentindo falta isso vai refletir um pouco como reflete na cidade reflete em vários sentimentos vários comportamentos. por exemplo o marido quer ficar fora de casa para ver se arruma alegria. A mulher quer ficar fora de casa o filho quer ficar fora de casa em busca de ar para suprir um vazio. mas na realidade eles estão procurando coisas externas e o que precisa ser preenchido É o interno através do espírito. quando a pessoa vai à igreja ela passa a ter contato com Deus que é quem deu o espírito. então o espírito começa ser cheio começa a ser saciado e isso reflete tanto no Corpo como na alma. portanto quando espírito encontrasse com Deus que deu ele ao homem há um equilíbrio. E esse equilíbrio é refletido no corpo, é refletido numa mudança de comportamento é refletido no temperamento é refletido no relacionamento familiar. É importante que toda família esteja reunida e envolvida na igreja.

2-A igreja do Senhor é o ponto de apoio moral para a família.

A moral está muito ligada ao comportamento. Os pais brigam em casa, discutem em casa, que moral eles tem pra dizer para filho não brigar na rua? O inimigo tenta tirar a moral dos pais. Porque o pai e a mãe são exemplos para os filhos. E se o diabo consegue tirar a moral dos pais, ele consegue desequilibrar, desestruturar a família, como eles podem orientar e educar sendo que eles não tem credibilidade nem autoridade para com a própria família? Qual importância da igreja? O que Jesus fez em muitas situações foi restaurar a moral do homem, da mulher. O primeiro milagre que Jesus fez foi restaurar a moral de uma família. Hoje temos muitos exemplos de pais, de homens que eram alcoólatras e hoje são pastores, são líderes, são servos do Senhor. Quantas mulheres não tinham uma família, não tinham alegria, paz e hoje ministram na igreja, estão abençoadas, tem uma família estruturada. Quantos pais de família chegavam bêbados em casa, drogados em casa e hoje são homens exemplares, homens de respeito. Sabe por quê? Porque a igreja é um canal para o Senhor Jesus trazer a restauração da moral. Desta forma a igreja através dos seus relacionamentos, consegue promover cura para os indivíduos e consequentemente, traz benefícios para toda a família.

3- A igreja do Senhor é o ponto de apoio emocional

O corpo humano é um amplificador das emoções, ele serve tanto de uma porta de saída das emoções como uma porta de entrada. o que ouvimos pode causar em nós uma reação desproporcional. Vemos muitas pessoas que fazem uma besteira e depois quando se dão conta do que fez não conseguem entender o porquê daquela reação. ‘Não sei porque eu fiz isso. ‘Não sei onde estava com a cabeça’.
Muitas pessoas estão sobrecarregadas. A esposa diz palavras que nunca deveriam ter ditas ao marido. Tem pais que vão educar os filhos e no momento de raiva exageram na correção ao invés de corrigir machuca o filho a filha. E para que isso não aconteça é importante que a emoção seja cuidada. E a igreja entra na cura das emoções. A igreja exerce um papel muito importante nesse sentido de curar de restaurar as emoções. . Ao receberem uma oração saem renovadas e abençoadas. E vão aprendendo no dia a dia como lidar com as emoções, como lidar com sentimentos. A Bíblia é uma caixa de medicamento para uma cura da alma. Muitas doenças que surgem são reflexos das emoções. Por exemplo: uma pressão alta pode ser fruto de uma emoção muito forte e vários outros exemplos. E quando a pessoa está na igreja ela vai sendo tratada a cada ministração o Espírito Santo está trabalhando na mente dela, nas emoções dela, na alma dela. E Deus vai estabelecendo a cura da alma, consequentemente terá um ambiente familiar mais harmonioso e abençoado.

Conclusão

Quantas famílias foram alcançadas pela graça do Senhor através da igreja, através das mensagens, dos hinos, dos relacionamentos saudáveis que a igreja proporciona. Esse é nosso papel como igreja do Senhor, como corpo de Cristo. Fomos chamados para ajudar na restauração das famílias. Para liberarmos palavras que vão edificar as famílias. Estamos aqui para sermos canais de bênçãos as famílias.