Baixe essa lição aqui

Introdução

 

A semana passada fizemos uma reflexão sobre a força que devemos ter, em parte essa força vem do próprio ser humano em parte vem de Deus. Falamos dos conselhos que o próprio Deus deu a Josué.

Hoje vamos refletir sobre outro verso que fala sobre a força que devemos ter para alcançarmos nosso objetivo principal que é a vida eterna. O livro do profeta Isaias 41:6, diz assim: cada um ajuda o outro e diz a seu irmão: Seja forte!

Esse texto fala sobre a ação do redentor, salvador, o ajudador de Israel e como ele apareceria; e como as nações do mundo se aproximariam dele, um ajudando a outra para se aproximar do Senhor.

 

Ajude seu próximo

Nos tempos que estamos vivendo é muito comum ver as pessoas tripudiarem sobre as outras. O nosso país está passando por uma profunda crise financeira, politica, moral e ética, todos os dias a mídia informa sobre mais uma operação da polícia federal que foi prender alguém, ou com algum mandado de busca e apreensão. Quando você observa os

detalhes dessas prisões e apreensões, antes ocorreu porque alguém fez a chamada “delação premiada”, ou como diz os livros de direito a “colaboração premiada”, que nada mais é que entregar os companheiros de delito, Isto só ocorre porque o colaborador quer evitar ou livrar-se do encargo da pena que lhe será imputado. Em outras palavras: “Livrar a própria pele; mas o texto que lemos diz algo diferente e representa o que Cristo deixou de ensinamento a nós, no evangelho segundo São João 13: 34 e 35

Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. Aqui vemos a diferença do verdadeiro cristão. Quem conhece a Cristo ama ao seu próximo como a si mesmo, ninguém precisa falar sobre suas boas ações pois elas falam por si.

Em Isaias 41:6, vemos essa ação, um ajudando o outro, não interessado no seu bem-estar, mas que o outro tenha as mesmas coisas, regalias e crescimento igual aos nossos.

Existem pessoas que não podem ver o progresso do seu irmão, que nasce logo em seu coração a tristeza por ver o crescimento do outro. Na realidade deseja o fracasso do próximo.

A atitude do cristão para com o seu próximo, deve ser de ânimo, incentivo, e acima de tudo de força para vencer. O texto? “…e diz a seu irmão: Seja forte”, resoluto, firme, seguro, perseverante, ousado, arrojada, enérgico, superar suas limitações, resistir e persistir na convicto que Deus o está conduzindo.

Quantos dos nossos irmãos de pequenos grupos, igreja, ou parentes e amigos estão desanimados, angustiados, com conflitos internos? Essa é a oportunidade que o Senhor tem te dado para mostrar quanto você ama seu irmão e dizer a ele:

 

Seja forte.

Em Marcos 1:7, João Batista diz: “Depois de mim vem alguém mais forte do que eu…”. Esse alguém seria mais forte é mais poderoso, mais forte física, mentalmente e espiritualmente para resistir aos ataques de satanás, firme, seguro, vigoroso e hábil.

E finalmente na carta de Paulo aos Romanos, 15:1: “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.” Paulo estava dizendo: nós que somos capazes, poderosos em riqueza e influência, fortes na alma, que suportamos calamidades e sofrimentos com coragem e paciência, firmes nas virtudes cristãs, capazes de fazer algo, devemos suportar as fraquezas dos outros, pois cristão, devemos cumprir João 13: 34 e 35 e amar o nosso irmão mais fraco do que nós e o ajudar.

 

Conclusão

 

Ser forte não significa agradar a nós mesmos, nem tirar proveito de uma situação, nem se esquivar de nossas reponsabilidades éticas, morais e cristãs. Ser forte é suportar os nossos irmãos e iguais nas suas fraquezas, é amar ao próximo como nós nos amamos. Mas ser forte é antes de qualquer coisa, saber que nossa dependência vem do Senhor e por mais que as nossas forças sejam iguais as descritas nesse texto, temos que ter a sabedoria, consciência e convicção de João Batista, e afirmarmos todos os dias: Em mim vive alguém mais forte do que eu.

Deus te abençoe.