Baixe essa lição aqui

Introdução

 

Existem momentos na vida que estamos numa zona de conforto ou somos empurrados para situações constrangedoras ou nos incomodam e as pessoas que nos cercam dizem: Coragem, você vai sair dessa, vai vencer isso. E é exatamente isso que está faltando para nós:

 

Coragem

 

A coragem é a ausência do medo, é ser ousado, é ter esperança, é não se deixar desanimar. Ousado no sentido de procurar um novo sentido para a vida e um novo sentido para servir a Deus. A automotivação não é fácil, mas até para sermos automotivados precisamos ter coragem.

Ficar olhando o tempo passar e ver os outros crescerem e repetir: “ainda eu vou chegar onde você chegou”, não é atitude de coragem, mas conformismo com a nossa situação.

Antes de prosseguir eu quero te perguntar qual o sonho que você tem para a sua vida? Não importa a sua idade, mas você tem sonhos?

 

Não tenha Medo

 

O apóstolo Paulo disse para Timóteo: “Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação”. 2 Timóteo 1:7 Esse texto bíblico Paulo, o apóstolo, que escreve para seu amigo Timóteo, estava recomendando que ele não tivesse medo, mas medo do que? Qual a situação que esse amigo não deveria ter medo?

Hoje acontece a mesma coisa com cada um de nós, somos confrontados com nós mesmos todos os dias. A nossa coragem é testada em todos os instantes. As notícias que lemos todos os dias são de tragédias familiares, de comunidades inteiras, ou de um país todo, conforme estamos vendo agora. Isso traz uma angústia muito grande para as pessoas.

No Rio de Janeiro vemos pessoas e principalmente crianças que são atingidas por bala perdida. A segurança pública vive um caos em todas as cidades brasileiras e esse é o mais rápido, simples e melhor exemplo sobre o medo as pessoas estão com medo de ir à rua, pois vivem em pânico, vivem inseguras.

Mas o cristão não tem o espírito do medo, não porque os crentes sejam diferentes, somos iguais a todas as pessoas. Porém o Espírito Santo que habita em nós, desde o dia que recebemos a Cristo como salvador da nossa vida, nos traz paz e segurança.

 

Paz

 

Se você pegar um dicionário, com certeza você vai ter no mínimo 17 adjetivos para interpretar a palavra paz. Mas o verdadeiro cristão tem paz na sua vida, convicto ou com a certeza que Deus está no controle de todas as coisas. Até no meio da situação mais caótica em nossas vidas Deus está no controle e por isso sentimos paz.

Me lembro que logo que casei, eu e minha esposa passamos por uma dificuldade financeira muito grande, o Brasil passava por uma recessão muito grande, muito semelhante à de hoje, em nenhum momento ficamos desesperados, sabíamos que o problema ia passar, em nenhum momento entramos em pânico e nos desesperamos, Deus colocou paz no nosso coração para suportarmos esse problema.

 

Segurança

 

A segurança do homem ou da mulher que aceita Cristo em sua vida é outro estado ou sentimento que Deus interioriza em nossas vidas. Segurança que o Senhor não vai nos desamparar não nos deixará viver problemas maiores que a nossa capacidade tanto de dar uma solução quanto a capacidade de solucionar cada uma dessas dificuldades.

 

Conclusão

 

Existe um texto na bíblia, que foi dito por Jesus: “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. João 16:33

Se você tem Cristo em sua vida, se você se deixou ser eleito por Ele pode vir o maior problema, dificuldade a maior crise que for, mas o próprio Cristo disse tenha coragem.

Que essa coragem determinada por Deus, seguida da paz Dele possa habitar em você. Deus te Abençoe.