A Santa Ceia é uma aliança. Uma aliança, embora de homem, uma vez confirmada, ninguém a anula, nem lhe acrescenta coisa alguma. Uma aliança é algo que foge as regras externas, ao decreto do tempo cronológico. Representa a separação de alguém ou alguma coisa, para pertencer a uma única pessoa, um único dono.

“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes”;
e acrescenta: “Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais”. Hebreus 10:16,17

Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:54

Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim”. 1 Coríntios 11:25

Deus foi tão exigente em relação à aliança Dele com seu povo, que exigiu o reconhecimento desta aliança no próprio corpo (a circuncisão). Pode-se dizer que é uma marca eterna, um pacto permanente. Ainda depois da morte física, permanece. Podemos afirmar que o ser humano, tem alianças de diversos tipos: espiritual, matrimonial, paternal, maternal, fraternal, de amizade, de discipulado.

Quando Jesus levanta doze homens para andarem com Ele (Mateus 10), estava procurando aqueles que poderiam estabelecer uma aliança espiritual de eternidade. Que teriam capacidade de ser Igreja aqui na terra. Quando andamos na proposta de liderança de Jesus (discipulado), precisamos estar prontos para correspondermos à fidelidade neste discipulado (Mateus 28:18,19).

Eliseu guardou de tal forma a aliança com Elias, que além de servi-lo em todo o tempo, não o deixava um só momento. Ele sabia que estar andando nos “calcanhares” de seu discipulador, lhe renderia o olhar de Deus e a unção do Espírito Santo.

Nós temos uma tendência muito grande em sermos infiéis, em querer sermos servidos ao invés de servirmos. Por isso Deus olha tanto para nós quando somos fiéis na aliança. Vivemos num tempo onde a mídia explode dentro de nossas casas com cenas de infidelidade no casamento, infidelidade nas famílias, infidelidade nas amizades, infidelidade nos contratos, infidelidade na palavra.

Vivemos no século da infidelidade sem limites. Nos dói vermos muitas vezes esse tipo de lepra, dentro da Igreja de Jesus! Quantas pessoas vivendo uma vida dissoluta, sem se importar com as alianças que têm com pessoas importantes em suas vidas. Vivem como verdadeiros “adoradores” de si mesmos. São tão egoístas, que não pensam até mesmo, na maior aliança que uma pessoa pode ter: A ALIANÇA COM DEUS! Que é concretizada no ritual da Santa Ceia.

Quando somos escolhidos por Deus e aceitamos sua aliança em nossas vidas, nos tornamos propriedade exclusiva Dele (1 Pedro 2:9). Ele não admite traições! A Sua Aliança teve o preço de Sangue. Não foi uma dor qualquer, foi a maior dor que um homem na terra já pode suportar. E você? Tem sido fiel às alianças que Deus permitiu existirem em sua vida? Sua família (esposo, esposa, filhos), sua igreja (células, cultos, dízimos, ofertas, serviço para o Reino de Deus), seus discípulos, seus líderes (líderes de células, pastores, líderes de ministério), têm recebido de sua fidelidade na aliança que Deus confiou a você? Tem participado da Santa Ceia do Senhor?

Estar aliançado é unir forças, ou substituir alguém que não tem mais forças, tomando seu lugar.

Uma Aliança produz cobertura, cuidado, proteção. Numa aliança, um mais um sempre será maior que dois! Pois na unidade das forças somadas, formamos uma equipe, onde um provê o outro. As alianças nos aproximam das metas, do alvo a ser alcançado. A Bíblia diz que “o cordão de três dobras é mais difícil de arrebentar” e que “é melhor serem dois do que um”. Deus criou o princípio da aliança. Isso é uma estratégia tremenda! Pois quando um está fraco o outro ergue o braço e o levanta e assim conseguiremos ir até o fim para receber a coroa da vida.

Entre em aliança com Jesus! Participe da Santa Ceita. Valorize as pessoas que Deus colocou ao seu lado, una forças, peça socorro, mas não desista! Seja humilde para obedecer debaixo da cobertura da aliança e aguardar o tempo certo de Deus em sua vida.

Baixe essa lição aqui