Baixe essa lição aqui

 

Texto: Mateus 7.24-29

Introdução: Somos rodeados de desafios ao longo da vida. Todos lutam para crescer, vencer e prosperar. Mas, quando não alcançamos nossos objetivos, somos levados a colocar a culpa numa dificuldade, circunstância, até muitas vezes em alguém. Porém, certas situações que passamos são parte da vida, acontecem de forma natural e acompanham nossa trajetória. Podemos não querer coisas ruins, no entanto, elas podem acontecer de uma hora pra outra. Embora reconheçamos nossos desafios na vida, na caminhada de fé e em todas as áreas, devemos saber que a palavra de Deus nos orienta quanto à postura correta diante das dificuldades. A Bíblia nos ensina como agir para suportar todas as dificuldades que poderemos viver. Vejamos o que podemos aprender com o texto:

1 – Precisamos praticar a palavra (Vs 24).

          Existe um grande número de pessoas ouvindo a palavra, assistindo cultos, participando de uma célula, realizando cursos de formação, indo aos encontros, mas não praticam o que ouvem. O sucesso de alguém está totalmente ligado à prática da palavra de Deus.

2 – Todos estão passivos de sofrer dificuldades (Vs 25).

  1. Chuva: Vem pra quem escuta e pra quem pratica;
  2. Enchente: Vem pra quem escuta e pra quem pratica;
  3. Vento forte: Vem pra quem escuta e pra quem pratica.

Precisamos saber que no mundo teremos aflições, devemos entender que cada dia será um desafio, mesmo que Deus esteja no controle de tudo, teremos que cumprir nossa jornada nessa terra convivendo com riscos. Posso abrir uma célula e não conseguir multiplicá-la em um ano, posso cuidar de um discípulo e ele não responder ao chamado, posso traçar uma meta e não alcançá-la, posso viver muitas dificuldades. Mas se praticar o que ouço de Deus posso suportar tudo isso.

3 – Quem não pratica perece (Vs 26 e 27).

          Jesus disse que quem ouve e não pratica faz tudo errado e ainda sofre perdas e derrotas. Não adianta saber o que fazer, como fazer, quando fazer, quanto custa fazer e não fazer. O sucesso é pra todos que fizerem a vontade de Deus, mas o sucesso está ligado à prática do que se ouve.

Conclusão: O que você quer ser, como você quer estar, quando vierem as dificuldades? A diferença dos dois homens na história foi justamente o que cada um praticou. Isso fez toda diferença em suas vidas. Passe a praticar e não só a ouvir a palavra de Deus e sua vida será bem sucedida.