A família é um projeto do coração de Deus. A frase é conhecida e amplamente difundida. E não é à toa. Já na criação Deus decidiu dar ao homem uma companheira que lhe fosse idônea, formando o primeiro elo de relacionamento humano.
Famílias bem estruturadas formam igrejas sadias. Mas, bem por isso, aquele que veio para “roubar, matar e destruir” vem tentando ameaçá-las com falsas convicções e deturpações da
Pensando em cada um dos membros de sua família
- Conserte as cercas quebradas – Peça desculpas por palavras severas, promessas não cumpridas, tarefas adiadas e atitudes erradas do dia a dia.
- Crie novos ambientes em casa – Tente colocar as necessidades emocionais à frente dos materiais. Seu filho pode preferir seu tempo, atenção e reconhecimento à uma nova bicicleta.
Seu cônjuge pode estar necessitando de sua atenção e de uma conversa sobre aquele projeto de abrir um negócio ou retomar os estudos.
- Busque um relacionamento mais saudável – Você só fala com seu cônjuge quando quer, de uma maneira formal e sobre trabalho? Deixou de lado a camaradagem e o romance? Você sempre domina a conversa e nunca enfoca os assuntos de preferência do outro? Seu filho pode dizer que você é um pai ou mãe exemplar, que tem consciência do espaço e dos limites de cada um? Coloque-se no lugar de seus familiares e imagine como você gostaria de ser tratado se fosse eles;
- Valorizando as pequenas coisas – Você é daqueles que dá valor ao jantar em família ou prefere comer em frente à televisão? Chega em casa sorrindo ou de cara feia? São nos pequenos gestos que valorizamos ao outro.
Planejando juntos a mudança
- Façam a lista – Peça à cada membro da família que faça uma lista com as atividades familiares que mais agradaram. Comparem as respostas, compartilhem os porquês e pensem em novas atividades para fazerem juntos em família.
- Façam planos juntos – Planejem as viagens e atividades que gostariam de fazer durante o ano. Eliminem aquelas que a maioria não queira ou que não foram bem-sucedidas no ano anterior.
- Identifiquem as falhas – Criem um plano de ação em conjunto. Cada um emite sua opinião sobre o café-da-manhã, o almoço, o jantar e os finais de semana que tiveram juntos. Identifiquem as falhas e já planejem mudanças, incluindo novas atividades ou alterando algumas rotinas, como por exemplo, as terças-feiras o pai é quem fará o café, na quarta os filhos farão o jantar, etc.
Praticando a vida cristã
Uma vida cristã diária é fundamental, o alimento da alma. Mais do que uma rotina, a busca de intimidade com Deus pode e deve ser um hábito prazeroso e um exercício de comunhão uns com os outros.
- Leiam juntos as notícias do dia e discutam os fatos sob o ponto de vista cristão.
- Incentive cada um de seus familiares a produzir uma lista com seus pedidos de oração em um caderno e orem individualmente e uns pelos outros. Criem também a lista de alvos da família.
- Criem uma sessão especial de leitura conjunta, onde poderão ler Bíblia ou um livro especial (mesmo que seja um capítulo por vez) e compartilhem os ensinamentos.
- Estabeleçam alvos de leitura bíblica semanais ou mensais para incentivar a leitura individual.
“Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.” (I Timóteo 5:8)