“Indo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, cansados, mas ainda perseguindo. ” (Juízes 8:4 ARA)

Introdução

Na vida, muitas vezes, nos deparamos com algumas dificuldades. Seja na família, no casamento, na criação dos filhos, nos relacionamentos interpessoais, na vida profissional, financeira e espiritual.

Quem nunca se sentiu cansado diante desses desafios? A questão não é nos sentirmos cansados, e sim, quando pensarmos em desistir de nossos objetivos por causa do que estivermos enfrentando.

Hoje seremos desafiados a olhar com os olhos da perseverança e superarmos as circunstâncias de forma consciente, experimentando o mover de Deus e alcançando a nossa vitória, vamos ver os benefícios da perseverança em nossas vidas:

1 – A perseverança chama a atenção de Deus.

            Gideão não era o mais indicado para liderar um exército, nem para livrar Israel das mãos dos midianitas, mas o Senhor viu nele um valor que nem ele mesmo enxergava.

Ele estava malhando o trigo no lagar, trabalhando por uma necessidade num lugar improvável, sob ameaça, sem condições próprias, porém insistindo no seu propósito.

            Quando deixamos os problemas de lado e assumimos a responsabilidade de fazer aquilo que é necessário e não o que podemos fazer apenas, Deus nos olha de forma diferente: “…O Senhor é contigo, homem valente. ” Juízes 6:12

            Perseverar significa ser constante, permanente e firme. Mesmo que suas situações não sejam as melhores, e sua capacidade seja mediana, sua força seja pequena, continue constante e Deus te enxergará como um dos seus valentes e te levantará para uma missão importante nessa terra.

2 – A perseverança gera confiança em Deus.

            Quando Gideão entendeu que Deus queria usá-lo, vencer seus complexos (Juízes 6:15,16), após tirar suas dúvidas de que Deus iria usá-lo (Juízes 6:37-40), assumiu a responsabilidade de ir à frente do exército para combater os inimigos.

No entanto, Deus limitou um grupo, que a princípio era de 32 mil homens, para apenas 300 (Juízes 7:7).

Isso assustaria até o mais forte dos estrategistas militares, pois a força numérica é muito importante numa batalha.

O Senhor queria mostrar a Gideão o tamanho de seu poder e extrair do coração dele a maior dependência de Deus já vivida por ele.

Não vença suas batalhas com as perspectivas humanas, com os critérios do mundo, mas com a confiança no Deus vivo.

“Confia, pois no Senhor! Assim fortalecerás teu coração, por depositares somente no Senhor toda a tua esperança. ” Salmo 27:14 

3 – A perseverança trás superação.

Os homens de Gideão já tinham se esforçado muito, mas ainda não tinham concluído sua missão, não tinham vencido a batalha. O texto diz: “…cansados, mas ainda perseguindo.” Podemos perceber que mesmo estando cansados podemos continuar e crer na vitória.

Muitos cansam e desistem de lutar por seus ideais e deixam a oportunidade de atrair o mover de Deus em suas vidas passar, de viver um milagre, enfim, não perseveram.

            O importante não é perseguir, e sim alcançar. Nosso desafio pessoal é superar os problemas que estamos enfrentando a partir do benefício da perseverança.

Se Gideão e seu pequeno exército tivessem parado antes do Jordão, não teriam sua história registrada na Bíblia, no entanto, sabemos de seu feito por meio de uma atitude diferente.

            Portanto, mesmo passando por dificuldades, prossiga, continue, supere seus limites e persevere. Deus fará maravilhas por você e através de você.

Conclusão

Se o cansaço chegou em sua caminhada é porque você está lutando e se esforçando de alguma maneira para vencer.

Esse é o sintoma de que as energias estão acabando, diminuindo o vigor, por isso vem a vontade de parar. Deus nos concede a oportunidade de superação a partir da perseverança para presenciarmos sua mão poderosa nos dando livramento e tornando bem-sucedido o nosso esforço.

Aprecie os benefícios da perseverança e siga em frente, afinal o Senhor nos vê como seremos após a atitude de perseverança: homens e mulheres valorosos!