Faça download desta lição aqui

TEXTO – LUCAS  6:46

          “E por que me chamas Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

Obediência é o ato de obedecer, e obedecer é submeter-se à vontade de (outrem), segundo o dicionário…

A grande dificuldade do ser humano em ouvir e obedecer teve início no jardim do Éden, quando Adão e Eva, mesmo tendo sido orientados por Deus, escolheram fazer a sua própria vontade. A desobediência deu origem ao pecado. Quando deixamos de cumprir os princípios da palavra de Deus, praticamos a desobediência, causando assim transtorno e problemas para nossa vida e aqueles que estão ao nosso lado: esposa, filhos, mãe…Exemplo de Acã. Êx 7:20-25. 

OUVIR:

Ouvir é o primeiro passo para a obediência, não tem como obedecer sem antes ouvir, se não ouço vou obedecer ao quê? Quando colocamos a disposição para ouvir já estamos indicando que queremos obedecer.

HÁ QUEM OUVIR?

Principalmente ao nosso Deus que nos deixou sua palavra como manual de regras que nos leva a uma vida vitoriosa e feliz. A Bíblia diz em Is.1:19 “Se quiserdes, e me ouvirdes comereis o bem desta terra””.

Depois precisamos ouvir aquelas pessoas que verdadeiramente nos amam e querem o nosso bem, tipo: Os pais, os professores, os pastores, os líderes, …

PRATICAR:

Não basta apenas ouvir, precisamos entender a importância da obediência e desenvolver a disciplina no que se refere à vontade de Deus. Se formos obedientes, desfrutaremos do melhor desta terra.

Quantas pessoas estão sofrendo e vivendo sem direção espiritual, pois não obedecem   aos  mandamentos  de  Deus.  O evangelista Lucas, no capítulo 6, versículo 46, registrou o questionamento de Jesus: E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?

Aprendemos com o Mestre que não adianta chamá-lo nos momentos de adversidade se não somos fiéis aos Seus princípios. Pedro e os demais apóstolos também entenderam o segredo da obediência quando declararam em Atos 5.29: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Já Tiago (1.22), declarando-se servo de Jesus Cristo, adverte os que estão apenas se enganando: E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Muitos na sua trajetória não somente andam no engano, como também enganam outros. Estes nunca serão bem-sucedidos se não obedecerem.

CONCLUSÃO:

Aprendemos a importância de ouvir e obedecer à Palavra de Deus, a fim de sermos bem-sucedidos nas áreas espiritual, emocional, física e material.

Seja obediente a Deus, aos seus pais, aos seus pastores, aos seus líderes e aos seus patrões. A obediência é o segredo da vitória.