Baixe esta lição aqui.

Texto: Pv. 15:13

“O coração alegre aformoseia o rosto…”

INTRODUÇÃO: O nosso rosto é uma das partes do nosso corpo mais importante, verdade é que pessoas gastam milhares, para terem um rosto perfeito, fazendo cirurgias plásticas, tratamentos, etc. Os reis da terra queriam ver o rosto de Salomão, muitos dariam tudo para ver o rosto de seus ídolos…Mais o seu rosto, o que você acha dele? Não falo do rosto físico em si, mais o seu semblante, sua expressão. Provérbios diz: “O coração alegre, aformoseia o rosto” qual a expressão que seu coração carrega? Tristeza, ódio, ira, rancor, esta chateado…

Vamos ver aqui três tipos de rosto (semblantes) na Bíblia:

Rosto de Anjo: Atos 6:15

Entendemos que o rosto de Estevão pareceu rosto de anjo, primeiro, pela sua pureza, ele não tinha maldade no coração, não revidou quando foi atacado. Segundo, entendemos que seu rosto pareceu com o do anjo pela sua paz interior, manteve a calma mesmo debaixo de pressão e humilhação.

E por fim entendemos que rosto se assemelhou a de um anjo, pelo amor que tinha dentro dele, que mesmo sendo apedrejado, perdoou os que assim fizeram.

Rosto Resplandecente: Êx: 34:29,30

O rosto de Moisés resplandeceu, por que? Primeiro, a unção (Glória) de Deus estava sobre ele. Segundo, quanto mais perto de Deus estou, mais limpo (puro) ficarei. Terceira, o resplendor do rosto de Moises trouxe temor à um povo que era teimoso, desobediente… (Êx: 34:30).

Rosto Transfigurado (sacrificial): Isaias: 53:2,3

O rosto de Jesus foi transfigurado… as pessoas não viram nele nem parecer, nem formosura, as pessoas escondiam o rosto para Ele, não sabendo que seu rosto foi transfigurado por amor a humanidade, Ele se tornou feio, para que ficássemos bonito, ficou sem forma para que pudéssemos ficar formosos, se tornou pobre para que fossemos ricos, se tornou maldito para sermos benditos.

Conclusão:

      Que tipo de rosto é o seu? Quais expressões você tem transmitido as pessoas que estão a tua volta. Se seu semblante é de tristeza, ira, ódio, amargurado, fracassado. Mude sua expressão, mude seu semblante…. Pois quando você muda o seu coração ele aformoseia o seu rosto, deixe Jesus entrar hoje em coração e será nítida a mudança em sua vida.