Passar baixar esta lição, clique aqui.

2 Tm 2:5

Introdução: Conquistar é um objetivo que todos um dia desejam. Nas mais diversas áreas, somos desafiados a conquistar algo. Seja espiritual, sentimental ou profissionalmente as conquistas fazem parte de nossas vidas. Quando se tornam uma realidade criam em nós um sentimento de satisfação e nos conduz ao crescimento e maturidade que precisamos para superar e vencer desafios. Porém, precisamos entender que a conquista tem um preço.

 

1 – O preço da renúncia.

Nos jogos olímpicos os atletas renunciam  vida social, os amigos, lazer, a beleza e tantas outras coisas para se capacitar durante muito tempo com o intuito de alcançar um índice, se classificar e disputar uma medalha.

No entanto, só os três primeiros conseguem ser recompensados por seu trabalho e esforço. A medalha é só sua, só o seu País é reconhecido. Mas se não vencer todo esforço e investimento fica perdido.

No Reino de Deus é diferente, todo esforço, trabalho e investimento, bem como sua renúncia é recompensado. Quando renunciamos a nós mesmos e decidimos trabalhar para o Senhor, todos ganham, Deus se alegra e o Reino prevalece.

Não importa onde estamos plantados, Deus nos reconhece, não importa como nos doamos, Ele nos vê como vencedores. Não existe o melhor, o primeiro, o medalha de ouro, existem vocacionados que atendem seu chamado e conquistam pra Deus. Não existe competição santa. Toda renúncia gera frutos pro Reino de Deus.

 2 – O preço do compromisso (vs 4)

Paulo lembra que ao assumir um compromisso é necessário entrega. Diz a história que um violinista famoso chamado Isaac Stern, foi abordado depois de um concerto, por uma mulher de meia idade. Ela estava entusiasmada: “Oh! Eu daria minha vida para tocar como o senhor”. Ao que Stern reagiu: “Minha senhora, foi exatamente isso que eu fiz”.

O atleta se compromete treinar para conquistar uma medalha, o músico para ser o melhor, e você não se compromete para ser melhor Por quê? Assuma suas responsabilidades e tenha compromisso com o Reino. Conta-se uma historia que  o porco e uma galinha fizeram uma sociedade:  A Galinha disse: eu dou o ovo, e você porco da o bacon, moral, o porco comprometeu-se, a galinha apenas se envolveu! Apesar de parecer a mesma coisa, envolvido e comprometido é completamente diferente! Os envolvidos so fazem a sua função e e ainda reclamam se pedir algo a mais, os comprometidos, por outro lado, fazem tudo o que está ao seu alcance para que os objetivos sejam atingidos, encarando novas tarefas como aprendizado e oportunidades para suas conquistas. E você esta no Reino de Deus? Comprometido como o porco ou apenas envolvido como a galinha?

3 – O preço da obediência (vs 5). 

Paulo afirma que para vencer é necessário fazer tudo conforme está proposto no regulamento. Se eu fui chamado para dar fruto, vou frutificar conforme a árvore que sou.

Se Deus deu uma direção para a igreja, devemos obedecer a essa ordem.

Se faço parte de uma igreja em células (PG), eu tenho que participar delas.

Se o projeto da igreja é discipulado, então tenho que ser discipulador.

Se a igreja promove encontros, então devo participar e levar pessoas.

Enfim, se existe um estilo de vida chamado TRILHO, então devo mudar minha vida e deixar ser guiado pelo Espírito Santo, trabalhando nessa visão.

Conclusão: O preço deve ser pago para que as conquistas venham em nossas vidas. O crescimento será natural, quando você se envolver, quando sair da mesmice, quando me levantar. (Sl 44:3)