Baixe esta lição aqui:

Texto: Dt 30:15-19 

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

Introdução:

Nossas preferências determinam o futuro de nossa vida. Decidir-se por alguma coisa, não é tão fácil quanto parece. Essa atitude diariamente necessária a nossa vida, muitas vezes nos deixa ansiosos, preocupados, com medo e inseguros. Somos tomados por esses sentimentos porque não conhecemos o resultado final dessas escolhas. Não há como ver sem fazer escolhas. Algumas são fáceis e sem complicações, outras são difíceis e podem complicar nosso futuro.

 UMA ESCOLHA

Jr 17:09 – 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

A maioria das escolhas que beneficiarão nosso casamento, nossa profissão, nossa vida econômica, nossa saúde e um tanto de outras coisas, serão contrárias aos desejos do nosso coração. Escolher o que nos agrada e nos satisfaz é fácil e de custo zero, porém, escolher o que será bom para mim contraria a minha vontade. Devemos estar esclarecidos de uma coisa, nem tudo que me agrada será bom. O texto de Deuteronômio mostra com bastante clareza que Deus não interfere em nenhuma de nossas escolhas, (LIVRE ARBITRIO) apenas adianta o resultado delas. A preferência pela bênção e pela vida, pela maldição e pela morte, É parte da decisão de cada pessoa. A decisão de aborrecer a si mesmo e fazer a vontade de Deus. O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre, e a capacidade de escolha pela vontade humana. O livre arbítrio é uma crença religiosa ou filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir as suas ações e pensamentos segundo o seu próprio desejo.  A pessoa que faz uma livre escolha pode se basear em uma análise relacionada ao que é feita pelo agente, pode resultar em ações para beneficiá-lo ou não, as ações resultantes das suas decisões são subordinadas as suas escolhas.

ESCOLHA MORTAL

Gn 3.1-7 – Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

A Bíblia diz que tudo criado por Deus era muito bom, inclusive a capacidade dada ao homem de fazer escolhas, de decidir seu futuro. A vida e a morte, a bênção e a maldição foram colocadas diante dele. Nossos problemas originam-se na maioria das vezes no desejo exagerado de querer sempre algo a mais. Satanás despertou esse sentimento em Eva garantindo-lhe que ela seria como Deus, caso comesse o fruto do conhecimento do bem e do mau. Com o desejo aguçado Eva comeu o fruto e deu ao seu marido na expectativa de que sua escolha produziria o resultado esperado. Porém horas mais tarde descobriu que a sua preferência pelo “Fruto do Sucesso” na verdade trouxe a eles e a toda humanidade um grande mal. Esta passagem bíblica, nos ensina que se estivermos dispostos a obedecer a Deus, várias de nossas escolhas vão nos aborrecer, porque são coisas que gostaríamos de ter e fazer.

Conclusão: O Se quisermos uma transformação precisamos estar dispostos a contrariar a nós mesmos e irmos a busca de Deus. A melhor escolha sempre será em fazer a vontade de Deus, pois Ele quer e sabe o que é melhor pra vocês!