Baixe essa lição aqui

 

Eu e a minha família serviremos ao Senhor

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” – Josué 24:15

 

Família é um plano de Deus importante, muito importante. Hoje veremos o quanto Deus ama a sua família e deseja restaurá-la e qual atitude devemos ter para experimentar essa restauração. Primeiro, vamos ver algumas famílias bíblicas:

 

Adão e Eva

Sabemos que Deus criou a família, e dentro do plano divino, havia um projeto de que se gerasse mais e mais famílias abençoadas. Os dias se passaram, e não sabemos quanto tempo essa família viveu em harmonia no Jardim do Éden, mas o fato é que, um dia o diabo trouxe o engano que gerou a desobediência e assim o pecado destruiu a harmonia daquela família. Não somente a harmonia entre eles, mas entre eles e Deus. E a consequência disso, apesar de Deus amar o pecador, não foi possível mantê-los no jardim, no lugar de delícias. Deus ama o homem, mas não tolera o pecado. Assim, essa família acabou sendo expulsa do paraíso.

 

Noé e sua família

O tempo passou e Deus procurou nas gerações seguintes, outra família; e encontrou Noé e sua família. Uma família que temia a Deus mesmo em meio a tanta degeneração. Deus procurou essa família pois já havia decidido duas coisas: salvar Noé e sua família e destruir as outras famílias. Deus estava tão triste com as atitudes das outras famílias que decidiu exterminá-las através do dilúvio. Enquanto usaria o dilúvio como juízo para as demais famílias, para a família de Noé usaria a Arca como salvação, pois Deus abençoa os que são obedientes e tementes ao Senhor.

 

Abraão e sua família

Passou mais um tempo, até que Deus encontrou outra família, Abrão e Sarai. Um casal sem filhos onde Deus interviu com seu plano. Prometeu que através deles todas as famílias da terra seriam abençoadas, mesmo não tendo nenhum filho e nem condições físicas; mas quando Deus promete Ele cumpre. Deus não se esquece, apesar dos anos passarem, o milagre veio e se chamava Isaque.

 

Josué e sua família

Anos se passaram e Isaque gerou 2 filhos, Esaú e Jacó; depois Jacó gerou mais filhos que geraram mais filhos que deu origem a inúmeras famílias; o povo hebreu, mais conhecido como Israel.

Após maravilhosas intervenções do Senhor nessas famílias, vemos uma delas acontecer quando no Egito, viu Faraó escravizar Seu povo e decretar o extermínio de todos os meninos israelitas que nascessem, buscando enfraquecer e destruir gerações. Porém, em meio há tudo isso, novamente Deus intervém na história de uma família, preservando Moisés após seu nascimento.

Depois de um tempo, esse bebê se tornou um homem, e foi através dele que Deus libertou as famílias de Israel. Agora livres, tinham a promessa da Terra que mana lei e mel. Durante anos caminharam no deserto sob a liderança de Moisés, porém o tempo de Moisés findava e agora essas famílias precisavam de um novo líder.

Josué era esse líder levantado por Deus para dar continuidade. Depois de atravessar o Jordão com todas as famílias de Israel e enfrentar várias batalhas para tomar posse da Terra Prometida, Josué declara o texto que lemos no início: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. A pergunta que deve ser feita é esta: porque tal afirmação? Eles não eram povo escolhido de Deus? Não serviam a Deus? Não, não serviam!

Apesar de tudo que ouviram e viram, apesar de todo bem que o Senhor fez… ainda se apegavam a outros deuses, a outros costumes, a cultura de seus pais, hábitos do Egito, hábitos de escravos.

Foi nesse contexto que Josué liberou essas palavras. Ele estava chamando as famílias de Israel a decidirem quem serviriam. Convidava a todos a não dividirem seu coração, mas a assumirem um compromisso com Deus, com o único Deus.

 

Conclusão:

Hoje convido você a assumir esse compromisso.

Vemos que quando voltamos nosso coração a Deus, nossa família volta a desfrutar de um lugar de delícias, de harmonia.

Nossa família é preservada diante dos dilúvios deste mundo.

Nossa família, passa a gerar vida. Passamos a experimentar libertação e cumprimento de promessas, se assumirmos esse compromisso de servir somente a Deus.

Mesmo que sua família ainda não tenha assumido esse compromisso, faça como Josué, declare e tome como testemunha a terra e o céu, os anjos e os demônios… que você e sua família servirão ao Senhor.