Marcos 1:40-45

Introdução

Santo Agostinho dizia que a vida de um homem é mudada ou por um grande amor ou por uma grande dor. As pessoas pegaram essas palavras dele e deram outra forma: “Quem não vem pelo amor, vem pela dor”. O que isso significa? Que Deus sempre usa as circunstâncias da nossa vida para nos aproximar dele. Alguns só ficam perto de Deus quando tudo está bem; outros, todavia, só se aproximam de Deus, quando as coisas estão muito ruins. Sei que a maioria das pessoas procuram mais a Deus em situações de aperto, de dor e de muita dificuldade. Mesmo assim, Deus usa essas situações para operar MILAGRES, se tem algo que o Senhor gosta de fazer é MILAGRES. Ele fez isso durante todo o seu ministério, e na maioria das vezes, ele até provocou o milagre.

Vejamos o que podemos aprender com esse texto:

Deus pode e Deus quer, por isso

1 – ELE SE COLOCA NO CAMINHO DAS PESSOAS

O texto diz, que Jesus sempre arranjava um jeito de se colocar no caminho das pessoas. Marcos diz que foi o leproso quem se aproximou de Jesus, mas Mateus diz que Jesus é quem desceu do monte para encontrar-se com o leproso (Mateus 8.1).

Naquele tempo, um leproso não podia chegar muito perto de uma pessoa. Se ele chegasse muito perto a pessoa poderia apedrejá-lo, mas Jesus permitiu que assim fosse na vida dele.

Uma das coisas mais importantes na vida e no ministério de Jesus, é que ele sempre se colocava no caminho das pessoas.

E hoje ele se coloca no seu caminho. Muitas pessoas dizem que vivem em busca de Deus, porém, quantas vezes Jesus já se colocou em seu caminho e você o evitou ou se fez indiferente para com ele. O desejo de Deus de abençoar as pessoas é tão grande, que ele é quem toma a iniciativa de se colocar no caminho das pessoas. Hoje ele está se colocando no seu caminho!

Ele quer fazer um milagre em sua vida!

Deus pode e Deus quer, por isso…

2 – ELE SE IDENTIFICA COM AS NECESSIDADES DAS PESSOAS

O texto diz que “Jesus se compadeceu”, compaixão é um sentimento difícil de explicar. É uma comoção muito forte que você sente ao ver a dor dos outros. É mais do que sentir dó. É UMA IDENTIFICAÇÃO PROFUNDA e um desejo de fazer alguma coisa para mudar a situação daquela pessoa.

O mundo estabelece o tipo de relacionamento sempre da seguinte maneira: O que você pode fazer por mim, ou, o que você pode me dar ou me favorecer.

Jesus sempre se aproximava das pessoas que possuíam necessidades a serem supridas. Talvez você viveu assim muito tempo. Todas as pessoas que se aproximaram de você vinham pelo motivo de querer algo em troca. Pessoas que se relacionam por interesses normalmente foge de nós quando estamos com problemas ou precisamos delas. Jesus disse: “Os sãos não precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim para os são, mas para os doentes”.

Talvez você diga que ninguém entende você, mas Jesus entende. Porque ele já passou por tudo o que um homem pode passar: feridas, enfermidades, rejeição, chorar de noite, tentações. “Eu sei o que você está passando, eu entendo você” – diz o Senhor.

Muitas vezes nós pensamos que Deus não se importa com as nossas dores, com as nossas crises, com as nossas dificuldades. Muitas vezes seu marido não entende você; seus filhos não entendem você; seus pais não o entendem; seus colegas de classe não conseguem entender você. Preste atenção, eu quero dizer que existe alguém que o entende, porque ele já passou por tudo o que você passou.

Deus pode e Deus quer, por isso…

3 – ELE TOCA AS PESSOAS

A coisa mais fantástica nessa passagem é que Jesus tocou o leproso. Ninguém podia se aproximar de um leproso, nem o leproso de alguém. Ninguém podia tocá-lo, porque seria considerado imundo. Quando uma pessoa ficava leprosa, ela era obrigada a sair de casa, abandonar a família e ir para o vale dos leprosos do lado de fora da cidade. De cima as pessoas lhe jogavam comida. Quando um leproso ia caminhado, se encontrasse alguém deveria cobrir-se com um cobertor e gritar leproso, leproso. Por isso, aquele homem não era apenas leproso, mas também rejeitado, humilhado, inferiorizado e carente de amor. Jesus poderia simplesmente dizer àquele homem: “Sê curado”, mas Jesus fez questão de tocá-lo.

Com o toque Jesus curou enfermos; com o toque Jesus perdoou pecados; com o toque Jesus restaurou vidas; com o toque Jesus ressuscitou mortos. Ele também usa as mãos dos seus servos para tocar na vida das pessoas e ministrar a sua graça e o seu poder. Existe uma unção que flui das nossas mãos.

Jesus tocou o leproso, porque ele não deseja curar apenas o seu corpo físico, mas a sua alma carente e o seu espírito abatido. Ele queria tocar o coração daquele homem.

Aquele homem teve uma dúvida acerca do amor e da bondade de Jesus. Ele cria no poder de Deus, mas ele não acreditava que Jesus fosse suficientemente bom: “Então ele disse: Se tu quiseres podes me curar”.

Jesus pode e quer fazer o milagre na sua casa, na sua família, na sua saúde, nas suas finanças. Ele mesmo disse àquele leproso: EU QUERO!!! Receba o toque de Jesus em seu coração e sê curado, sê livre dos seus males, se liberto das algemas que prendem a sua vida. Em nome de Jesus. Amém!!!

Extraído

Versão em PDF