Baixe essa lição aqui

 

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.” – Deuteronômio 6:6-8

 

INTRODUÇÃO

Aqui perguntamos: Temos colocado em prática tudo isso? Ou nos tornamos meros conhecedores de estudos e pregações?

 

FAMÍLIA NA PRÁTICA

O texto que lemos fala de uma atenção que devemos dar e se chama: VIVER A PRÁTICA E NÃO A TEORIA.

E, para praticar, tem que estar no coração. Para ensinar, tem que praticar. Como alguém ensina o que não pratica?

Esse tem sido um assunto muito falado em redes sociais, mensagens de whatsapp, youtubers, etc. Fala-se de verdades como aplicadas a vida, mas são apenas palavras vazias sem atitude, sem exemplo em sua maioria.

 

Inclusive, dentro da família, pois nas redes sociais somos discursivos, mas dentro de casa mal se ouve a nossa voz. No facebook, temos muitos relacionamentos virtuais, mas dentro de casa nenhum relacionamento com nossos familiares. Curtimos fotos e postagens, mas não damos “likes” a uma atitude dentro de casa. Emojis nos bates papos, mas sem nenhuma reação aos nossos familiares.

 

O que dizer então do relacionamento com Deus? De nossa prática da Sua palavra? De nosso exemplo dentro de casa?

 

O Senhor observa a prática da sua Palavra. Ele ama ao que a pratica. Ele se revela ao que a pratica.

 

“É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.” – Lucas 6:48

 

A prática traz um respaldo.

Existe um provérbio que diz: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta.” 

 

Quando se pratica estamos construindo uma vida espiritual bem alicerçada. Desta forma fundamentamos nossa família no exemplo(rocha) e não nas palavras(areia).

Cada vez que vivemos a Palavra, nós encarnamos o verbo e a compreendemos mais a fundo, tendo uma família mais definida no Senhor.

A ação do Espírito Santo na vida do verdadeiro cristão acontece quando ele põe em prática tudo aquilo que ele tem de conhecimento da Palavra.

 

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. – João 1:14

 

CONCLUSÃO

Nossa família precisa ver o verbo se fazer carne. Não é somente dizer o que fazer, mas encarnar a verdade que falamos.

É possível e Deus espera isso de nós, assim como nossa família também.