Quando o salmista expressa a bênção da família, dizendo que “os filhos são herança do Senhor” nos leva a entender que Deus nos deu o privilégio da maternidade e junto, o desafio de amar, ensinar, educar…
Ser mãe exige renúncia. Ser mãe exige dedicação. Ser mãe exige oração.
O resultado não será satisfatório se delegarmos à outras pessoas esta “tarefa de mãe”. Temos que ser capazes de amar os nossos filhos e ao mesmo tempo educá-los. Quando amamos investimos tempo, e este amor é demonstrado de várias maneiras, inclusive quando dizemos “não”!
Algumas mães tem confundido amar com “dar vida mansa”, com dar presentes, com disponibilizar TV a cabo e Internet a disposição 24 horas… Amar é algo muito além, está ligado ao relacionamento que o dinheiro não pode comprar, pois amor não é coisa. A roupa precisa vir acompanhada do afeto, da valorização da pessoa que irá vestir; o presente deve ter um significado de afeto, o passeio só terá valor se tiver a presença, a entrega. Não adianta levar os filhos para um passeio e não ter qualquer contato com eles. Aparecer nas fotos em redes sociais é bacana, mas não nos torna próximas ou conhecedoras da vida dos nossos filhos. A ligação marca, demonstra o amor que supostamente existe.
Várias são as áreas do nosso dia a dia que devem ser estudadas, aprendidas e aplicadas nas vidas de nossos filhos. Como mãe, tenho que saber o que eles devem comer, como devem se vestir, se conduzir, se comunicar … Quando eu me esmero neste aprendizado, eles vão obedecer porque vêem a minha firmeza em tudo que ensino e faço.
É no aconchego do lar que eles vão encontrar paz, segurança e amor. Quanta diferença a mulher faz no lar! Mães, não terceirizem a maternidade!
A maternidade exige a capacidade de instruir, ensinar até que aprenda. A instrução não tem prazo de validade. Começa na infância e vai até a fase adulta. A principal forma de instrução é pelo exemplo e pelo diálogo. Somos espelho para os filhos, por isso precisamos saber exatamente o que estamos refletindo!
O nosso maior desafio enquanto mães, é vivermos para a glória de Deus, exercendo esta missão que Ele próprio nos deu com o melhor de nós. Que o Senhor nos capacite e derrame sobre nós infinita sabedoria para amarmos, educarmos e intercedermos por nossos filhos sem cessar. Que cada mãe entenda o seu papel na vida de um filho. Que o mundo moderno não nos tire esse dom divino. Que continuemos dignas de sermos homenageadas não apenas no segundo domingo de maio, mas todos os dias, colhendo os frutos de uma maternidade exercida em sua plenitude!

Feliz dia das mães às mães de verdade!
Luciene Figueiredo

Luciene Figueiredo é natural de Brasília, DF. Casada com Jaisemberg (mais conhecido como Jairzinho), mãe de um filho e duas filhas. Pedagoga com especialização em socioeducação, atualmente está Conselheira Tutelar. É membro da Catedral da Bênção, igreja onde foi apresentada pelo apóstolo Doriel quando nasceu, em 1980.