Baixe aqui essa lição
Páscoa, o sinal da redenção
(ÊXODO 12: 1-14)
o que te faz lembrar a páscoa? Coelho, ovo de chocolate ou o sacrifício de Jesus?
A cada ano, quando a celebração da “Páscoa” é anunciada, uma boa parte das pessoas apenas conseguem lembrar-se da figura do coelho e de seus ovos de chocolate tão propagados, e muitas vezes não dão a verdadeira importância à mensagem central da verdadeira “Páscoa”, cujo protagonista morreu na cruz, ressuscitou dentre os mortos e está Vivo.
No Antigo Testamento a Páscoa fala que Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte e poderosa (Êxodo 12). No Novo Testamento a Páscoa refere-se à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Deus nos tirou do cativeiro do pecado pelo sangue de Jesus. A morte do cordeiro na páscoa judaica tipifica a morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Podemos destacar que:
- O livramento da morte depende da morte do Cordeiro (Ex 12.4-6) – Quando a Páscoa foi instituída, Deus ordenou a Moisés que cada família se reunisse para matar o cordeiro e aspergir nas umbreiras da porta com o sangue.
- O anjo do Senhor passaria naquela noite e vendo o sangue passaria por alto e não feriria de morte o primogênito. Todos os primogênitos do Egito morreram naquela noite, exceto aqueles que estavam debaixo do abrigo do sangue do Cordeiro.
- Não foi a vida do cordeiro, mas sua morte que trouxe livramento para os israelitas. Assim, também, somos libertos da morte pela morte de Cristo. Ele morreu a nossa morte. Ele é o nosso cordeiro pascal.
- O livramento da morte depende de estar debaixo do abrigo do sangue (Ex 12.7,13,14)
A libertação da morte dependeu não apenas da morte do cordeiro, mas também, do seu sangue aspergido nas ombreiras das portas. Precisamos estar debaixo do sangue de Cristo para sermos salvos.
- NÃO HÁ REMISSÃO DE PECADOS SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE.
Não é o sangue de um cordeiro que pode nos purificar do pecado, mas apenas o sangue do Cordeiro de Deus, o sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário. Por ele somos comprados, remidos, purificados e justificados.
Conclusão
Você pode afirmar que o sacrifício de Jesus por você valeu a pena?
Você já se apropriou das conquistas de Jesus na cruz?
Jesus foi o cordeiro pascal, o sacrifício perfeito (I Cor. 5.7) “Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moídos pelas nossas iniquidades”. O nosso castigo estava sobre Ele, mas o seu gesto de amor nos libertou e nos resgatou da escravidão do pecado. Fomos justificados pelo Justo..