Para imprimir esta lição clique aqui

Gênesis 2:18
E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.


Introdução:

Estamos vivendo uma época de grande e grave crise de inversão de valores no que diz respeito a família. A sociedade tem tentado mudar a estrutura familiar criada por Deus. Já é notório e aceito pela sociedade relacionamentos conjugais de pessoas do mesmo sexo, além disso percebe-se uma crise de falta de diálogo, relacionamento, fidelidade, cumplicidade, e o mais importante amor. Mas nós como igreja precisamos cuidar e preservar o projeto original de Deus.

FAMÍLIA NA BÍBLIA

A família foi criada pelo próprio Deus para ser base de nossa existência. A família começa a ser constituída por dois adultos (um homem e uma mulher) que decidem unir suas vidas para, em princípio, construir algo que seja melhor do que viver individualmente. Esta união requer consciência, sabedoria, compreensão e cuidados mútuos. É uma grande escola com potencial imenso de aprendizado e crescimento.

FAMÍLIA NO DIREITO

É onde o homem nasce, vive e se reproduz, onde obtém condições para obter elementos de sua realização material, intelectual e espiritual, principalmente através do afeto que possui com os outros membros de seu grupo. O indivíduo pode ser inserido, mesmo sem ser consanguíneos, no caso da adoção. O indivíduo se relaciona com outros grupos familiares, e, apesar de criar novas entidades (casamento), não desvincula da primeira. A sociedade é formada pelas famílias.

FAMÍLIA NA PSICOLOGIA

Representa um grupo social primário. Dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, herdado dos ascendentes diretos. A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.

FAMÍLIA NA FILOSOFIA

Um grupo de pessoas, ligados por descendência a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção. Dentro de uma família existe um grau de parentesco.

FUNÇÕES DA FAMÍLIA

Geradora de Afeto, entre os membros da família; proteger as crianças, dando-lhes ambiente saudável e educação pertinente para que possam tornar-se adultos responsáveis nos âmbitos individual e comunitário. Proporcionar Segurança e Aceitação Pessoal, não é lugar de ficar baixando a autoestima um do outro, dizendo palavras depreciativas. Proporcionar Satisfação e Sentimento de Utilidade, cada um desempenha seu papel visando atingir o objetivo de satisfação e utilidade. Os trabalhos são compartilhados; Assegurar Continuidade das Relações, proporcionando relações duradouras entre os familiares; Impor Autoridade e Sentimento do que é correto, relacionado com o

Aprendizagem das regras e normas, obrigações e características das sociedades. A atribuição principal de passar as regras (educar) não é do professor, das instituições (igreja) e sim dos pais.

INIMIGOS DA FAMÍLIA

O diabo – O principal inimigo da família é o diabo. Ele não precisa destruir a sociedade, basta destruir a família. Ele começou separando os propósitos de Adão e Eva.

Falta de Tempo – Você sempre terá tempo para o que é importante para você. Você levanta e só tem tempo para se arrumar, chega em casa e só tem tempo para jantar, ver televisão e a família vai ficando. Saiba que você tem responsabilidade com a sua família.

Individualismo – pensa somente em si e não consegue abrir mão de algo em benefício da família, cada um acha que tem que ser do jeito dele. O individualista não consegue compreende os integrantes da família. Qualquer coisa é suficiente para criar um atrito.

Falta de Zelo – não dar atenção e não digo de ficar o dia inteiro perto, mas o tempo que estiver junto ter qualidade. Tem pai que só dá atenção ao filho se ele fizer algo errado e não tem coragem de fazer um elogio. A esposa não reconhece o trabalho do marido e vice-versa. Cada um tem uma visão diferente do mesmo assunto.

CONCLUSÃO:
A família cristã deve ser um modelo para a sociedade. Precisamos preservar o modelo, a estrutura que Deus criou. Precisamos preservar o amor, o afeto, a proteção, o cuidado. Devemos tomar cuidado para não sermos sufocados pelos valores invertidos do mundo.