Sl 127:3-5a – “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava”.

shutterstock_128110409[fusion_builder_container hundred_percent=Nos tempos atuais onde tudo é relativizado, muitas discussões, reflexões de como educar os filhos tem surgido. Pais em pânico buscando receitas infalíveis para educação de seus filhos. Sites, blogs, comunidades virtuais, livros voltados para a auto-ajuda, outros recheados de técnicas tentam trazer a “receita mágica”, sem se darem conta de que tudo isto é insuficiente… É necessário focar nas relações interpessoais e na Espiritualidade para construir uma educação mais sólida.

Sem dúvida, os pais enfrentam uma situação desafiadora. Às vezes, talvez cheguem a chorar de frustração ao se esforçarem para criar seus filhos (experiência própria rsrsrs).

A situação é alarmante, muito se fala sobre os perigos de um lar infeliz, os noticiários nos revelam grades estragos como violência doméstica, uso de drogas, violência sexual, pais matando filhos, filhos matando pais… Especialistas tentam a todo custo alertar, prevenir e ajudar, porém, a menos que as pessoas estejam dispostas a entregar seus corações e lares para o Senhor, isto pode ser muito pouco ou muito tarde.

Lares estáveis e com sucesso não é questão de sorte, são construídos por Deus, e, tudo que o criador precisa para executar a boa obra são maridos, esposas e filhos que estudem as orientações que estão na Palavra, e então sigam suas instruções. Qualquer outro procedimento pode resultar em frustração e falha. A Bíblia ainda é o melhor livro escrito sobre criação de filhos. Precisamos descobrir o que ela diz e obedecer. Salmos 127:1a – “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam…”

No fim das contas, ser bons pais não é uma questão de controlar, mas de ensinar e incutir valores corretos. Deuteronômio 6:6-9 – E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.

É mais fácil falar do que fazer? Com certeza, mas a “palavra convence, o exemplo arrasta”. Estamos lidando com seres em constante mudança e desenvolvimento, isso significa que devemos conhecer e nos ajustar a essa nova pessoa o tempo todo sempre incutindo os valores cristãos. Provérbios 22-6 – Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]