Esta foi a maior expressão do amor. O amor de Deus é incomparável, é o maior, o mais sublime e o mais forte.
A Plenitude do amor de Deus.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
INTRODUÇÃO:
Esta foi a maior expressão do amor. Quanto mais a humanidade se atolava em pecado contra Deus, mas o seu amor se manifestava para a humanidade. O amor de Deus é incomparável, é o maior, o mais sublime e o mais forte. A plenitude do amor de Deus se mostrou na vida de diversas pessoas. Pessoas que o mundo não amou, pessoas que foram desprezadas; pessoas como no caso da mulher adúltera, e foi arrastada para ser apedrejada até a morta. Mais eles a levaram a presença da maior expressão do amor de Deus: JESUS. Jo. 8:3-11. O amor de Deus a alcançou, e supreendentemente ela tem um final que jamais imaginou, ela pensara que seria apedrejada e morta, mas, o amor de Deus mudou a sua história.
Porque ele nos amou tanto?
Porque somos a coisa mais preciosa que Ele fez, somos como a menina dos seus olhos. No livro de Genesis relata como Deus criou a humanidade, foi um dia marcante na vida do homem, o homem foi criado diferente de tudo que Ele havia criado…Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Gn 1:26. Onde Deus iria colocar a sua imagem e semelhança, se não amasse, Ele nos ama por saímos Dele, por que temos parte com Ele.
O seu amor nos constrange:
Porque nos amou primeiro, Ele não depende dos nossos méritos, Ele simplesmente nos amou. Porque não éramos dignos, merecíamos o castigo, a condenação por ser tão pecadores, mais Ele nos amou.
Como retribui este tão grande amor:
- Entregando nossa vida à Ele: A melhor retribuição pelo amor de Deus, é entregando a nossa vida para Ele, esse, é o maior ato de reconhecer o amor de Deus.
- Amar o próximo: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? I João 4:20.
Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. I João 4:7,8 - Obedecendo os seus mandamentos: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Jo. 14:21.
CONCLUSÃO:
O Amor de Deus é perfeito e não se limita a uma troca. Ele nos ama de maneira incondicional e não pede nada em troca, apenas nos ama, nos protege, e cuida de nós, inclusive quando não pedimos. Deus, além de ser perfeito, é imensamente amoroso, por isso, podemos contar com seu amor e sua fidelidade.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o AMOR.
I Coríntios 13:1-3.