Gênesis 12:1-4(JFA)

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã”.

 Introdução

Da mesma forma que Deus criou o Planeta Terra, as galáxias, a natureza, o sol, a lua e as estrelas com todo cuidado e zelo; da mesma forma e com mesmo empenho, criou a humanidade. Criou o ser humano como ser indispensável no cosmos e criou a família como indispensável ao ser humano; e se tornou em si mesmo indispensável para a família. Família é tão importante que até JESUS teve uma. Por isso você deve valorizar a sua família e se arriscar por ela com intensidade.

A nossa vida é uma “jornada” que quer queira ou não queira… não enfrentamos sós; enfrentamos como família. Também não a enfrentamos só por nós, mas, enfrentamos também pela família.

ABRAÃO UMA JORNADA PARA ABENÇOAR FAMÍLIAS

Deus faz uma convocação para Abraão e esta convocação tinha um objetivo; “abençoar todas as famílias da terra!”

Abrão tinha que tomar algumas decisões importantes.

  • Sair do meio da parentela

Significava que ele teria que: Renunciar princípios errados, abandonar sentimentalismo negativo, desligar-se dos costumes ou tradições.

  • Começar o estabelecer de uma nova forma de ver “família”

Ver “família” como Deus vê, com novos olhos, sob uma nova ótica.

  • Sair da zona de conforto e enxergar família como uma missão

Há aqueles que pensam em “família” como algo natural e não é! É uma missão importante que só os nobres valorizam. Amor e zelo da Família não são apenas belas palavras ou frases de efeito; é algo pelo qual se deve lutar.

ABRAÃO APRENDEU FATOS IMPORTANTES NA SUA JORNADA

Serve para nós também pois em toda família acontecem situações bem parecidas:

  • Perdas (Mortes)

O irmão e o pai de Abraão morreram e ele teve que continuar a sua Jornada!

  • Separações

Separações no sentido de afastamento. O sobrinho de Abraão, Ló a quem ele criou como filho escolheu se afastar.

  • Crises

Sara e Agar brigam e ele teve que cuidar desta situação

  • Momentos de renúncia

Teve que oferecer seu filho Isaque em holocausto

ABRÃO CONSEGUIU SER FELIZ EM SUA JORNADA PELA FAMÍLIA

Como ele conseguiu? Vejamos:

  • Permitiu que DEUS lhe desse os comandos pela família e obedeceu estes comandos!
  • Permitiu que DEUS cuidasse do futuro da família, mesmo quando este futuro parecia incerto.
  • Desligou o “achometro” e tornou DEUS indispensável em sua família, em cada detalhe! Não só para si mesmo, mas, para sua esposa e filho!
  • Fez com que DEUS se tornasse ‘seu amigo’ e por consequência ‘amigo de sua família’.

 Tiago 2:21-23(JFA)

“Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”.

Não obstante as nossas fragilidades também podemos tornar Deus nosso amigo e amigo de nossa família; e assim ao final de nossa jornada, não apenas teremos nossa família abençoada, mas as próximas gerações também abençoadas por nós e por nossa família. Sua jornada e de sua família não terminou…continue firme:

 Provérbios 4:18(JFA)

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.