Três atitudes para uma nova vida

Para baixar esta lição clique aqui.

Lucas 19: 1-10

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. 
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. 
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.


Introdução:

O mundo é dominado por padrões de sucesso PODER+DINHEIRO=SUCESSO.

Zaqueu era um homem de sucesso porque ele tinha essas duas coisas ele tinha poder, pois era o maioral dos publicanos e tinha dinheiro, mas ele ainda não havia chegado ao nível mais alto na escala da vida: CONHECER JESUS!

Havia obstáculos que se colocavam entre Zaqueu e Jesus: uma era a multidão e a outra era a baixa estatura, a partir desse momento Zaqueu realiza três movimentos que levou salvação a sua casa: subiu, desceu e levantou-se

1- Zaqueu subiu na árvore do conhecimento.

Então correndo adiante subiu em uma árvore, Zaqueu notou que tinha que subir mais alto, se queremos conhecer Jesus precisamos sair do chão subir a níveis espirituais mais altos.

 2- Zaqueu desceu da sua vaidade.

Subir a árvore do conhecimento é um grande desafio, e por sermos pecadores estamos sempre sujeitos a querer estar por cima e é quando a vaidade entra, quando isso acontece é hora de descer da árvore, temos até posições elevadas na vida, mas para conhecer ao Senhor e preciso descer em sua intimidade.

3- Zaqueu se levantou para uma nova vida.

O estágio mais elevado da vida é conhecer Jesus, agora Zaqueu havia alcançado o nível mais alto Da sua escala para o sucesso ele conheceu Jesus.

Jesus não entrou somente na casa de Zaqueu, ele entrou no coração de Zaqueu tirou o egoísmo, maldade e toda avareza, a presença de Jesus mudou a vida e a casa de Zaqueu.

Conclusão:

Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. A salvação não foi só de um homem, foi de toda a família. A salvação chega hoje para sua casa toda. ALGUMA COISA SE PERDEU EM SUA VIDA, EM SUA CASA? Hoje você tem a oportunidade de convidar Jesus para entrar na sua casa e mudar a historia de sua vida, Tenha um Encontro com Deus.  Hoje, Jesus quer entrar na sua vida para nunca mais sair. Jesus quer Habitar em sua casa.