Baixe esta lição aqui

Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes” (1Co 15.33).

O Apóstolo Paulo escrevendo aos cristãos de Corinto orientou que mantermos comunhão com s companhias com o tempo vai nos corromper. O Senhor Jesus nos disse que temos que ser o sal da terra e a luz do mundo, porém, não podemos deixar que os costumes do mundo venham nos afastar do amor de Deus. Em sua oração intercessora Jesus pediu ao pai Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (João 17.15).

Jesus não quer que venhamos nos isolar das pessoas, porém, Ele quer que tenhamos cuidado com nossas amizades porque o Maligno pode se aproveitar destas amizades e nos afastar do objetivo proposto por Deus para nossa vida. Mas existe quatro tipo de comunhão que pode edificar-nos e nos ajudar a ganhar nossos amigos para Cristo Jesus e crescer em sua presença:

I – Comunhão com Deus Salmos 25.14

Durante muito tempo mantivemos comunhão com várias pessoas. Essa comunhão muitas vezes trouxe prejuízos para alguma área de nossa vida, porém, agora precisamos manter uma nova comunhão, essa comunhão vai sarar nossas feridas e ouvir os nossos planos e sonhos. Relacionamento assim só podemos manter com Deus. Quanto mais estivermos perto de nosso Pai mais de sua intimidade vamos absorver.

Procure tirar um período de seu dia para conversar com Ele em oração, Deus como pai quer ouvir os segredos mais íntimos do teu coração. Ele quer revelar para você aquilo que você não sabe, basta que tenha uma comunhão de amor para com Deus. (Jeremias 3.33)

II Comunhão com a Bíblia Salmo 119.105

Deus quer trazer para nós toda alegria, prosperidade, saúde, vigor espiritual, Ele deseja que tudo em nossa vida venham ser bem sucedido, mas, para que Ele efetue todas essas coisas, precisamos desenvolver uma comunhão diária com a sua palavra – a bíblia – é ela que nos garante acerta as decisões que precisamos tomar todos os dias, também é através dela que ouviremos o Pai falar conosco diariamente. Procure desenvolver um plano de leitura bíblica, uma boa sugestão é você começar ler o evangelho de João, procure ler pelo menos dois capítulos por dia, agindo assim você vai cumprir em sua vida a promessa do Salmo um: “antes tem seu prazer na lei do Senhor, e nela medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará” – (Salmo 1:2, 3).

III Comunhão com os irmãos Salmo 133

Um dos ataques que satanás vai procurar é fazer você pensar que seus irmãos em Cristo não são de confiança, porém, isto é uma pura mentira. Ele vai querer fazer você lembrar das experiências doloridas do passado com pessoas que traíram nossa confiança, mas não dê ouvido a tais mentiras. O inimigo de sua alma sabe que onde há unidade Deus ordena a benção (Salmo 133.3); na união com os irmãos há vida, por isso ele  vai querer  fazer  com  que  você  afaste-se  de seus irmãos, não dê lugar as suas mentiras. Lembre-se que a comunhão era o elo forte da igreja dos tempos dos apóstolos:

e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2.42).  Lembre-se que para ver Deus operando em sua vida você precisa procurar ter comunhão e unidade com outros filhos de Deus.

IV – Comunhão com a Igreja Hebreus 10.25

Assim como o ramo cortado do galho morre aos poucos, do mesmo modo somos nós afastados da comunhão com a igreja. A igreja é o corpo de Cristo aqui na terra e Ele é a cabeça da mesma (Ef 5.213). Você já imaginou um corpo sem cabeça? Realmente não pode existir vida. Quando vamos ao culto celebrar Jesus nos unimos ao corpo para produzirmos uma grande adoração e, receber instrução da cabeça, que é Jesus Cristo. Uma pessoa sozinha não é a igreja e também não tem como servir a Deus em sua casa. Na igreja dos tempos dos apóstolos, todos que eram salvos estavam reunidos no mesmo lugar para celebrar e receber ensinamentos na igreja (Atos 5.14,42).

Conclusão

A palavra comunhão quer dizer “ter tudo em comum”. Deus deseja manter comunhão conosco e através da leitura da Bíblia compartilhar suas promessas. Através da oração compartilhamos nossos segredos com Ele. A comunhão com os irmãos na igreja não é só nos momentos felizes, mas, também nos momentos difíceis. Não importa qual seja o momento de sua vida, nós seus irmãos queremos compartilhar todos eles com você – Atos 2.46,47.