Baixe essa lição aqui

Isaías 9:6

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”

 

INTRODUÇÃO

Nos tempos bíblicos, muitas vezes, o nome escolhido procurava expressar a expectativa da família em relação àquela pessoa. Ex.: Salomão: O pacífico (ou, O pacificador), aquele que viria para pacificar o seu povo. O texto de Isaías 9.6 faz algo ainda mais profundo. Dá ao Messias Prometido “nomes” que são ADJETIVOS (isto é, qualidades).

 

SE CHAMARÁ: MARAVILHOSO CONSELHEIRO

Maravilhoso é aquilo que encerra em si maravilhas, que causa admiração. Em Marcos 7.37 o povo confirma essa profecia: “O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: ‘Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar’”.

Conselheiro é aquele que orienta, incentiva, corrige, busca o bem do outro. Provérbios 19.21, diz: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá”. Salmos 33.11: “O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração”.

Juntando essas duas qualidades, teremos: Maravilhoso Conselheiro. Esse é Jesus! Aleluia. Busquemos os seus maravilhosos conselhos em todos os nossos momentos, Ele mesmo nos diz: “Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza” (Provérbios 8.14).

 

SE CHAMARÁ: DEUS FORTE

Neste mundo caótico em que vivemos, ter uma ROCHA onde firmar os pés, ter um PROTETOR e um CONSOLADOR, é a maior graça que podemos alcançar.

Isaías mesmo, no capítulo 26.4, diz: “Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”.

 

SE CHAMARÁ: PAI DA ETERNIDADE

Uma das coisas que mais causa angústia nas pessoas é a certeza de que vão morrer, não só em razão do momento da morte (que todos têm medo), mas, também, pelas incertezas do PÓS-MORTE (Existe mesmo céu e inferno? Como é lá? Para onde irei?).

Jesus é o Pai da Eternidade. Ele é Eterno (Salmo 90.2). Ele “gerou” a Eternidade. Ele nos convida para passar a Eternidade com ele. João 3.36 diz: “Quem crê no Filho [já] tem a vida eterna”. Aleluia! Receba a Cristo em seu coração e entre [já] nesta vida eterna.

 

SE CHAMARÁ: PRÍNCIPE DA PAZ

Sem Deus, estamos sempre em algum tipo de conflito: seja consigo mesmo e com sua história (passado, presente e futuro), com os outros (família, parentes, amigos, vizinhos, desconhecidos, adversários e inimigos) e, especialmente, vive em conflito com Deus (pois Deus é Santo e nós, pecadores). A partir do momento em que aceitamos o sacrifício de Jesus por nós lá na cruz do calvário, e recebemos, pela fé, a salvação preparada por Deus, somos reconciliados com o próprio Deus e com os homens.

 

Quanto a Deus, a Bíblia o garante: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5.1).

Quanto aos outros: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7).

 

Aleluia! Jesus é o nosso Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. Abra o coração e além de comemorar o nascimento de Cristo, o siga a partir de hoje e viva uma nova vida!