Baixe essa lição aqui

 

Princípios para uma vida de santidade

 

Texto Bíblico: Colossenses 3.1-17

 

Aqueles que seguem a Jesus são chamados a um novo estilo de vida: a SANTIDADE! A Santidade não é um fim, mas é o meio de voltarmos a ser “imagem e semelhança” de Deus.

Santidade é realizar em nossa vida o ideal de Deus, o plano de Deus, a vontade de Deus. Santidade é dar resposta positiva ao plano divino. Deus não nos chamou para a imundícia, para o pecado, para a impureza, mas para a santidade! Deus é Santo e exige dos seus seguidores uma vida de SANTIDADE.

Não há outra opção para experimentar as maravilhas do Senhor senão através de uma vida de santidade. A decisão por viver uma vida de santidade deve ser tomada no tempo chamado AGORA.

Olhando para o texto escrito pelo apóstolo Paulo, podemos identificar alguns princípios que nos ajudarão a viver uma vida de SANTIDADE.

 

  1. JESUS precisa ser o ALVO da sua VIDA – (Colossenses 3.1-4)

 

Alvo é alguma coisa que prende a nossa atenção! Será que a sua atenção está completamente em Jesus? Será que, de verdade, quando você olha para Jesus não tem vontade de olhar para mais nada ao seu redor? O alvo da sua vida tem sido as coisas do céu ou as coisas da terra? Aquilo que prende a sua atenção tem valores eternos ou passageiros?

Quando nosso olhar se prende a Jesus é porque o desejo ardente do nosso coração é ser como ele é: SANTO! Quando vivemos movidos pela vida de Cristo os nossos valores mudam; nossos corações se viram para a direção do Reino de Deus; identificamo-nos com a vida, morte e ressurreição de Cristo e refletimos a vida de Cristo em nós.

Cuidado, pois uma vida de santidade exige que o alvo de sua completa atenção seja apenas JESUS! Olhe para cima, ajuste seu foco. O alvo da sua vida precisa ser Jesus e nada mais!

 

 

  1. SEPULTE as atitudes da sua “VELHA NATUREZA” (Colossenses 3.5-9)

 

Suas atitudes revelam uma vida que está comprometida com Jesus? A verdade é que se você não está comprometido com Jesus, você está comprometido com o diabo. Não há meio termo, ou suas atitudes revelam a glória e o caráter de Jesus, ou suas atitudes revelam que o que você gosta mesmo é dos prazeres deste mundo, que, segundo a Bíblia, jaz no maligno.

Se as nossas atitudes não forem compatíveis com as coisas do céu, não vai funcionar. Não haverá ligação, não haverá conexão, logo, não haverá santificação. Não há santidade sem que as práticas do velho homem sejam completamente assassinadas em sua vida. O texto bíblico é claro: FAÇA MORRER!

Tem muita gente com saudades daquilo que já sepultaram, se é que sepultaram mesmo. Não tente ressuscitar as práticas mundanas que você já fez morrer e sepultou. Se você já ressuscitou com Cristo, um novo caminho se abriu para você! Você é uma nova criatura! As práticas antigas foram sepultadas, tudo se fez novinho em folha!

 

 

  1. Faça REFLETIR sua “NOVA VIDA” em Cristo (Colossenses 3.10-17)

 

O que é refletir? Refletir é espelhar, e espelhar é tornar igual. É apresentar uma imagem exatamente igual àquela que está na frente do espelho. Se você já ressuscitou com Cristo, uma imagem precisa ser vista através da sua vida: a imagem de Jesus!

A função dos refletores é jogar luz onde há escuridão. A função dos discípulos de Jesus de todos os tempos continua sendo a mesma: jogar a luz de Cristo, refletir a nova vida em Cristo, em um mundo mergulhado na escuridão. Quando as pessoas do mundo olham para você, o que elas enxergam?

Preste atenção nesta pequena ilustração: Era uma vez uma cobra que perseguia um vagalume, que nada mais fazia do que simplesmente brilhar. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia, dois dias, mais outro e nada. No quarto dia, já sem forças, o vagalume parou e disse à cobra: – Posso fazer-lhe três perguntas? – Pode. Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou te devorar, pode perguntar. – Pertenço à sua cadeia alimentar? – Não. – Te fiz alguma coisa? – Não. – Então, por que você quer me comer? E a cobra respondeu: – Porque eu NÃO suporto ver você BRILHAR…

Há alguém que não suporta ver você brilhando, refletindo a nova vida em Cristo Jesus: é o Diabo. Por isso, você precisa lutar com todas as forças para manter acessa a chama da nova vida que você tem em Jesus!

 

 

Conclusão:

Se levarmos a sério os três princípios que aprendemos, é certo que vamos experimentar as maravilhas do Senhor. A palavra de Deus ao nosso coração é a seguinte: deixem as coisas que são da terra e comecem a desejar as coisas que são do céu. Parem de olhar para as coisas temporárias desta vida e comecem a olhar para as coisas eternas.