Baixe essa lição aqui

ALIMENTANDO REBANHO

O MAIOR PODER DE DESTRUIÇÃO ESTÁ EM NOSSA BOCA – PARTE 2

[Parte 2 – 27/05/2018]

A língua mata com a difamação(Continuando)

Enquanto Deus elogiava Jó por seu caráter e santidade aprovados, Satanás o difamador, desconsiderava-o ao dizer que o Senhor não conhecia-o de verdade, que as razões de sua integridade eram outras. Jó foi acusado de servir a Deus por interesse e não por Deus ser quem é.

Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. – Apocalipse 12:10

Deus conhece muito bem aqueles que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, seus pecados foram apagados e não há mais nenhum juízo de condenação sobre eles. Mas, mesmo assim Satanás ainda tenta nos difamar.

Temos que ter cuidado com a difamação. Quando dizemos: “Meu marido? Você não conhece; aquilo é um… – Minha esposa? Você não conhece. Aquela carinha de piedade e humildade engana todo mundo; aquilo é…”

O poder da difamação é devastador, destrói a boa imagem de qualquer um. Por quê? Porque é o poder espiritual de Satanás operando por meio de cada palavra que a língua solta. Se não puder falar bem, morda sua língua e enfaixe ela para não ser usada por Satanás e destruir sua família. Jesus disse que uma casa dividida não permanece por muito tempo.

 

A língua dura rasga o coração

Alguém há cuja tagarelice(palavra dura) é como pontas de espada(fere como espada), mas a língua dos sábios é medicina. Provérbios 12:18

O que falamos tem o poder de ferir ou de curar, há poder em nossas palavras, elas não são neutras. Uma palavra pode dar início a uma grande discussão ou trazer paz para a família. É isto que Salomão está dizendo.

Esta é uma razão de termos muitos problemas com nossos filhos, pais, marido e mulher: o uso das palavras duras, elas ferem o coração. Uma dessas palavras duras é a falta de reconhecimento das qualidades, certa vez um homem disse que sua esposa havia afirmado que não precisava dele para viver, porque ele não era homem. Já em outro caso, uma esposa disse que seu marido sempre a ofende quando há alguma coisa em casa que ficou por fazer naquele dia, que parece que não tem mulher em casa.

Não se edifica uma família de vencedores com sarcasmos, desonra e rejeição, mas com palavras boas, que saram. Provérbios 31:26 declara que a mulher sábia edifica sua casa com palavras boas. Por quê a mulher e não o homem? Porque enquanto o homem fala 500 palavras por hora, a mulher fala 5000 palavras, então ela pode edificar mais rápido do que o homem. Use palavras boas e agradáveis que saram.

Quantos homens e mulheres carregam em seus corações até hoje a dor do golpe de uma palavra dura desferida com violência pela língua dura do pai ou da mãe quando criança porque foi reprovado na escola, não conseguia trabalho, era bagunceiro?

Quando não pensamos no que vamos falar, a dureza de nossa língua vai ferir aquele que ainda não chegou ao nível de maturidade, onde não permitem mais que a ofensa suba ao seu coração. Quando ferimos alguém na imaturidade dela por causa da nossa, vamos perdendo seu coração. Gente ofendida entra no processo de desânimo.

A vida está no poder da língua

A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto – Provérbios 18:21

A história de Isaías apresenta um homem escolhido e separado ao ministério profético, porém sua língua era como a dos demais israelitas, falava como eles. Sua influência profética sobre a nação surtiu um efeito poderoso quando sua língua foi santificada pelo Senhor em uma visão.

Nós fomos salvos, nascemos de novo, mas é possível que nossa língua ainda não foi santificada, separada para o uso exclusivo de Deus, por esta razão sua salvação ainda não surtiu efeito esperado na edificação de sua família. Como Isaías, você foi chamado e escolhido por Deus para transformar sua casa. Seja o último a falar em casa, Tiago diz que devemos ouvir mais e falar menos.

Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. – Tiago 1:19

Oração:

  • Ore por aqueles que estão com o coração ofendido
  • Ore pelo controle da língua
  • Ore pelos problemas familiares