Categorias: Artigos

Os 4 segredos de Davi que você deve aprender agora

Davi é um dos personagens mais conhecidos da Bíblia. Sua jornada começa ainda adolescencia. Veja 4 estratégias que ele usou que você pode aprender agora.

Você certamente já ouviu muitas e muitas vezes a história de Davi. O grande rei que era o homem segundo o coração de Deus. Davi é um dos personagens mais conhecidos de toda a Bíblia. Sua jornada começa cedo, ainda adolescente. Davi executava tarefas para o seu pai, Jessé, com dedicação e excelência.

Ao final desse texto você descobrirá alguns segredos usados por Davi para ser convidado pelo Rei Saul, que o antecedeu, a fazer parte de sua equipe de trabalho.

Guerreiro Valente

Davi era um Guerreiro Valente. Nos dias atuais você pode se perguntar, como posso ser um guerreiro valente se não estamos enfrentando nenhuma guerra nesse sentido? Vamos considerar que a guerra atual é de se levantar da cama, encarar lutas no trabalho, nos estudos, na família e em tudo o que atuamos diariamente.

Assim como nós, Davi levantava cedo, lavava o rosto, começava o seu dia disposto a enfrentar todas as lutas que o aguardavam naquele dia. Exatamente como eu e você, percebeu? Ele se dedicava em todas as suas tarefas, cuidava das ovelhas, estudava, praticava com sua funda e, também, estudava música tocando sua harpa.

Alguns dias ficava frustrado, outros animado. Haviam dias que precisava matar leões – literalmente. Matava também aqueles leões no sentido figurado, que aparecem em bases diárias. Aqueles que tentam nos desanimar, nos diminuir, nos devorar. Concorda? Algumas vezes os leões dão uma folga, mas só para que venham ursos. Misericórdia.

O que quero destacar com essas palavras é que a atitude cotidiana de Davi era de enfrentar os problemas, sem esmorecer, sem fraquejar, sem reclamar, repetindo, sem reclamar. Para não passar despercebido, vou falar só mais uma vez: sem reclamar!

Sabe Falar Bem

Saber falar bem não é uma questão de eloquência mas de integridade. Ter integridade é ser irrepreensível em sua conduta, honesto, incorruptível. Você só será ouvido se possuir essas características. Quem dá ouvidos a um mentiroso, uma pessoa vazia de conteúdo, que só fala de futilidades?

Falar bem é autoridade, não oratória. Alguém que fala pouco mas cumpre o que diz, sabe falar bem. Alguém que honra seus compromissos, sabe falar bem. A voz de quem fala coerentemente com suas atitudes ecoa mais longe, alcança ouvidos atentos. A voz de quem fala bem se propaga pela boca de outras pessoas.

Ouvir é uma parte importante para saber falar. Para que você possa falar bem, deve saber ouvir, discernir o que é certo do que é errado. Não é atoa que o ouvido está sempre aberto, faz parte da anatomia humana, o ouvido não fecha. A boca, por sua vez, só abre quando você tem a intenção de falar alguma coisa. Então, por que não pensar bem antes de falar alguma coisa que não trará edificação?

Se tem uma dica importante que posso dar a respeito de falar bem, é essa: não reclame. A reclamação e murmuração são coisas negativas. É melhor focar no que é positivo. Melhor do que reclamar é ficar calado.

Tem Boa Aparência

Não me interessa se você se considera bonito ou bonita. Estou me referindo à boa aparência, isso não tem nada haver com sua beleza física. Como está o seu sorriso? Tem praticado? Ou você tem sido uma daquelas pessoas sisudas e mal encaradas o dia todo? O coração alegre aformoseia o rosto. Sorria. O sorriso tem efeitos maravilhosos para sua aparência.

Uma boa aparência se refere a manter uma boa saúde. Como anda a sua alimentação? Exercícios físicos? Até mesmo higiene pessoal. Percebeu que nenhuma dessas coisas está ligada a aparência física mas sim aos cuidados que você tem sobre o seu próprio corpo?

A saúde requer cuidados com o corpo, cuidados com a mente. É preciso exercitar-se. Uma vida de preguiça em frente à televisão assistindo filmes e seriados todos os dias não podem fazer bem. Não que isso seja errado, mas o sedentarismo está ligado a esse comportamento.

Ler é um ótimo exercício para a mente. A leitura desse artigo já demonstra que você está trilhando um bom caminho para sua saúde mental. A leitura estimula a imaginação e o aprendizado. Parabéns!

Vida com Deus

Esse quesito é o mais importante de todos. O Senhor estava com Davi. O motivo pelo qual o Senhor estava com Davi é simples: Davi buscava a Deus e mantinha um relacionamento com Ele.

Ele estava constantemente servindo a Deus. Não importava se alguém estava vendo. Servir a Deus não requer audiência. Não requer fotos ou vídeos. Servir a Deus é um compromisso de foro íntimo. Você e Deus.

A maneira particular que Davi possuía de agradar a Deus fazia com que Ele se admirasse. Imagine isso por um momento. Deus, do seu trono de glória, encontrou alguém que tinha atitudes que agradavam o Seu coração. Essa relação de Davi com o Senhor foi tão profunda que Deus garantiu um reinado eterno a ele.

Jesus é chamado de Filho de Davi. É emocionante saber disso. Deus, mesmo depois da morte de Davi, manteve sua aliança com ele. Os salmos que Davi compôs, suas orações, danças e músicas, faziam dele alguém realmente diferente em sua geração. Seja você também essa diferença.

Conclusão

Davi dominava essas características, ele as possuía. O seu caráter era moldado por elas, eram parte dele. Foram esses os segredos que ele usou para agradar a Deus, para ser rei, e se tornar o homem segundo o coração de Deus.

Essa personalidade fez com que Davi tivesse um relacionamento amigável com as pessoas. Podemos dizer que Davi mantinha um bom network. Não acredita? Vou te mostrar:

O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. Saul então mandou que os seus funcionários procurassem alguém que pudesse tocar a harpa e fizesse ele se sentir melhor.

Veja só o que um dos funcionários respondeu: “Conheço um dos filhos de Jessé, de Belém, que sabe tocar harpa. É um guerreiro valente, sabe falar bem, tem boa aparência e o Senhor está com ele”. 1 Samuel 16:16-18

Foram essas as características, citadas por um funcionário do Rei Saul, que deram a Davi acesso ao mais alto escalão de autoridade em Israel. Perceba que funcionário conhecia Davi de algum lugar e confiava nele. Ninguém indica alguém que não confia para executar um trabalho para o seu chefe.

Perceba que o funcionário não exitou em indicar Davi. Uma indicação dessas, nos dias atuais, seria como se o presidente do Brasil precisasse que você resolvesse um problema para ele e só você, em todo o Brasil, teria as características para resolver esse problema. Nada mal, não é mesmo?

Espero que essa leitura possa servir para abençoar, ricamente, sua vida.

Roberto Tenil

Sou natural da Casa da Bênção, DF, pois nasci e cresci nesta igreja, me casei aqui e amo esta igreja. Casado e pai de duas filhas. Administrador do site da Casa da Bênção há mais de 20 anos, o que faço com muito amor e dedicação.

Publicado por
Roberto Tenil

Postagens recentes

  • Notícias

4 Leis Espirituais

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

% dias atrás
  • Notícias

Relatório de atendimento social da Igreja Casa da Bênção

Dentre os ensinamentos de Paulo, um deles diz que devemos ajudar e “fazer o bem a todos, especialmente aos da…

% dias atrás
  • Notícias

Culto infantil, especial de páscoa

A Pra. Edna Fontes, líder do ministério infantil, contou com apoio de uma grande equipe, entre elas a Pra. Bete…

% dias atrás
  • Alimentando o Rebanho

A gratidão e o sacrifício de Jesus

Deus sabia que o homem em suas fraquezas e pecados, nunca seria capaz de se auto redimir e de pagar…

% dias atrás
  • Notícias

Bispo Palaroni na Santa Ceia de abril

Na santa ceia abril, que aconteceu no dia 14, tivemos a presença do bp Palaroni, da ICB Santos (SP) que…

% dias atrás
  • Alimentando o Rebanho

Identificação com Cristo

Identificação com Cristo, é o aspecto da fé que nos faz ver que Jesus assumiu a nossa posição de pecador,…

% dias atrás