Baixe essa lição aqui

2º Crônicas 7:14

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”

 

INTRODUÇÃO

Se houver humilhação da nossa parte, oração, busca da face de Deus, e conversão dos nossos maus caminhos, então haverá sempre perdão por parte de Deus.

O ESPÍRITO DE ORGULHO E DE REBELIÃO:

1 – Questões tolas afloram por causa das feridas emocionais – Números 12:1,2(NVI):

“Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope.

“Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o Senhor ouviu isso.”

 

2 – Entendendo quando é Deus e quando é o homem –  Números 12:4-8(NVI):

“Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: “Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três”. E os três foram para lá. Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse:

“Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?

 

3 – Quando o Senhor se retira – Números 12:9,10 (NVI):

“Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou.”

 “Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para Miriã, viu que ela estava com lepra.”

A conseqüência do orgulho e da rebelião: lepra.

 

4 – A conquista pára e trava – Números 11:15(NVI):

“Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta.”

 

5 – Tudo volta a acontecer quando somos limpos desses sentimentos – Números 11:16(NVI):

Depois disso, partiram de Hazerote e acamparam no deserto de Parã.”

 

CONCLUSÃO

Quero fazer como Davi, no Salmo 51:

 

“Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim.

Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.

Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.

Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei — somente contra ti — e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas. De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.

O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.

Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades. Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.

Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente. Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti. Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação! Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!

Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti. Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.

Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas! Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.”

 

Orgulho e rebelião, são armas que o diabo utiliza para barrar as nossas conquistas, nossos avanços.

Eu me comprometo hoje, a ser Humilde e Submisso, pois estas são armas que o Espírito Santo utiliza para que as conquistas aconteçam em nome do Senhor Jesus Cristo.