Baixe essa lição aqui

 

O NOVO TEMPO PARA A FAMÍLIA

[26/08/2018]

 

Família é o alvo da graça divina, um pedacinho do Céu, nosso porto seguro. Tudo isso faz da nossa família, da nossa casa, o melhor lugar da Terra.

Talvez você pense: “Minha família está muito longe dessa realidade” ou “Quem me dera viver a paz familiar que eu tanto busco…” ou “Para a minha família, não há solução, pois vivemos intensos conflitos familiares”.

Eu quero lembrar as palavras de Davi, em 2º Samuel 23:5. “Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo uma aliança eterna, que em tudo será bem ordenado e guardado, pois toda a minha salvação e todo o meu prazer está nele, apesar de que ainda não o fez brotar.”

Há solução para a família! Ainda que tudo pareça contrário, Deus Se move na direção da família. Tudo que Ele precisa é encontrar alguém na brecha pela família, alguém que tome posição diante do Senhor, e que esteja disposto. O que você precisa fazer é crer que ainda que tudo pareça perdido, o Senhor, o Deus Todo Poderoso, tem sombra para abrigar você e sua família sob Suas asas.

Quando tudo parece perdido e os desafios parecem não terminar, o Pai que cuida de cada um de Seus filhos, envia a provisão distinta e a riqueza àquele que está firme nEle. E isso acontecerá dentro da sua casa, com a sua família. Todos, através do seu testemunho, saberão que Deus é Deus na sua vida e na sua família, e que Ele é quem transforma o caos em estado de graça e glória.

 

Um novo tempo para a família

O Salmo 107:41-43 diz: “Porém, livra ao necessitado da opressão, em um lugar alto, e multiplica as famílias como rebanhos. Os retos o verão, e se alegrarão, e toda iniquidade tapará a boca. Quem é sábio observará estas coisas, e eles compreenderão as benignidades do Senhor.”

Nós veremos as benignidades do Senhor e seremos livres de toda opressão, pois o Pai nos colocará em um lugar alto. Nossas famílias não serão ceifadas pelo mundo, mas multiplicadas como rebanho. Deus é Fiel e cuida de nós!

Debaixo dessa confiança, você pode prosseguir, certo de que Deus vai à sua frente e cumprirá cada uma de Suas promessas. Ele estabelecerá um novo tempo sobre a sua família. Mantenha-se fiel! Creia que o mais Ele fará, porque você serve a um Deus Vivo que pode todas as coisas. Persevere pela conquista da sua família e você verá a bênção se manifestar, diante dos seus olhos.

 

Persevere pela sua família

Quando a Igreja nasceu, ela foi fruto de perseverança. A Bíblia diz em Atos 2 que eles perseveravam unânimes no Templo, em oração. Usando o espaço que Deus havia dado, eles romperam com a religiosidade de irem ao templo somente em ocasiões específicas, impostas pelos religiosos, e a Igreja passou a estar aberta a todos, como Casa de Oração (Isaías 56:7 / Mateus 21:13).

Se você quer ver sua família nascer em Deus, precisa perseverar em oração por ela. Rompa com toda a religiosidade e pague preço de oração e jejum pela sua família. Seja indesistível por ela.

Muitos reclamam que a família não é o que eles esperam, mas não querem investir. Não vão à Casa do Senhor, não participam dos Cultos, das Reuniões de Células, não se envolvem. Pelo bem da sua família, crie o hábito de ir à Casa de Deus, preparado da melhor forma para prestar Culto com excelência, acreditando sua vida mudará, como está escrito em Jó 42:10. “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”

Não tenha resistência em ir à Casa do Senhor, antes tenha alegria! “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!” (Salmo 122:1). Essa deve ser a nossa meta, pois o Reino de Deus é feito por convocações e uma delas é: Vamos à Casa do Senhor!

Crie esse bom hábito e participe das convocações do seu Pastor, das Reuniões de Células, das Celebrações e Ensino, das convocações de relevância. Sua presença é importante para manter a sua família no Altar.

 

Ame sua família

Ame a sua família, cuide, protega e cumpra o que está escrito em 1ª Timóteo 5:8. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

Você precisa ser “luz e sal” do seu lar, para fazer a diferença. Muitas guerras que a família atravessa podem ser vencidas pelo amor, além de oração e jejum.

Viva na família de tal forma que mais do que falar, suas atitudes provem que você é nascido de novo. Crie impactos na sua geografia e multiplique o que Deus tem confiado em suas mãos. Jesus, o Senhor da família, manterá a sua casa firmada nEle e estabelecerá a bênção. Sua missão é trazer a vida de Deus para a geografia na qual você está plantado. Frutifique sua família em amor e muita vida de Deus.