O trecho abaixo foi extraído com permissão do livro Sem Medo da Minha Idade, de Elyse Fitzpatrick, Editora Fiel.

Não tente fazer o trabalho de Deus. Não tente fazer o trabalho de seus filhos. Lembre-se de que Deus é totalmente soberano (Fp 1.29). Deus abre e fecha os corações (1Rs 8.58; Ez 36.26; At 16.4). Ele faz o que quer (Sl 135.6; Jr 10.23). Somente o Espírito Santo pode conceder o dom da fé verdadeira aos seus filhos, independentemente de serem crianças ou adultos. Meu marido orava com muita frequência: “Senhor, perdoe-me por tentar fazer o papel do Espírito Santo no coração do meu filho”. Ser um bom pai ou uma boa mãe não infunde a fé verdadeira em Cristo no coração de nossos filhos e filhas. Mas é difícil aprender uma verdade tão simples. Lembre-se de que Deus não tem netos.

Nossa função é orar muito e confiar em Deus no que diz respeito aos resultados. Eu descobri que orar com fé é muito mais difícil do que sair por aí “fazendo” coisas por nossos filhos. Nós, mães, tendemos a querer consertar os problemas de nossos filhos, não é? Do BandAid no joelho ensanguentado ao dever de casa que é preciso lembrá-los de fazer, nós cremos que, se eles estão enfrentando uma crise, precisamos resgatá-los de imediato.

Para algumas pessoas, a oração precisa ser: “Senhor, que minha confiança seja suficiente para eu tirar as minhas mãos e deixar que meu filho aprenda a fazer isso sem mim!”. Não estamos ajudando nossos filhos quando fazemos o que eles podem fazer. Isso só faz com que eles se tornem dependentes de nós. Nosso trabalho é apontar para Cristo e ajudar da maneira apropriada a cada idade. Assim como é possível regar demais uma planta, é possível ter excesso de zelo materno por nossos filhos.

Como conselheira bíblica, eu já vi muitas mães de filhos adultos que parecem determinadas a garantir que seus filhos queridos estejam bem alimentados, aquecidos, limpos e sejam socialmente aceitáveis.

Elas parecem incapazes de se desprender. Toda a identidade delas gira em torno dos filhos; esse é o propósito de suas vidas. Essas mães precisam que os filhos precisem delas e, algumas vezes, elas transformam o amor ou o sucesso dos filhos em ídolos. É o que o mundo chama de “facilitação” e “codependência”, mas eu acho que um termo melhor seria “coidolatria”. A boa notícia de se identificar uma atitude como pecaminosa, quando realmente é um pecado, é que o pecado é algo de que temos como nos arrepender e ser perdoados. Louvado seja Deus por sua graça ilimitada!

Extraído do site Voltemos ao Evangelho

Por: Elyse Fitzpatrick. © Ministério Fiel. Website: ministeriofiel.com.br. Trecho extraído com permissão. Fonte: Extraído do livro: Sem medo da minha idade.

Original: Mãe, confie completamente no que Deus pode fazer. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados.